23/10/2000 - 40a Solene

COMEMORAÇÃO DO MILÉSIMO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO ESTADO HÚNGARO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/11/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : JORGE CARUSO
1 -  JORGE CARUSO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência com a finalidade de comemorar o Milésimo Aniversário da Fundação do Estado Húngaro. Convida todos a ouvirem as execuções dos hinos nacionais húngaro e brasileiro.
2 -  LASZLÓ KAPOS
Como Presidente da Casa Húngara de São Paulo, cumprimenta o Presidente Jorge Caruso e demais autoridades. Relembra que o dia 23 de outubro é a data nacional na Hungria e nesse mesmo dia foi decretado o "Dia da Hungria" pelo município de São Paulo, em homenagem ao levante do povo húngaro contra a opressão soviética, iniciado também em 23 de outubro de 1956. Disserta sobre a história da Hungria, país que, devido à sua localização geográfica no centro da Europa, foi constantemente exposto a ameaças de potências expansionistas.
3 -  Presidente JORGE CARUSO
Anuncia um número musical.
4 -  TIBOR RABOCZKAI
Na qualidade de professor na Universidade de São Paulo, refere-se aos fatores histórico-políticos que motivaram a vinda de húngaros para o Brasil. Fala de sua geração que experimentou o entrechoque cultural e político dos dois mundos, do que ficou para trás e o mundo da nova pátria, com a longa aculturação.
5 -  IRENE BODNÁR
Representante da juventude húngara, cumprimenta as autoridades. Enaltece a acolhida recebida pelos imigrantes húngaros por parte dos brasileiros. Sublinha que se herdaram mil anos de cultura, receberam também a força daquele povo húngaro que, nos momentos mais críticos de sua história, sempre soube se manter de pé.
6 -  Presidente JORGE CARUSO
Anuncia um número musical.
7 -  FERENC PÁL
Chefe da Cátedra de Português na Universidade Elte de Budapeste, saúda o Presidente Jorge Caruso e demais autoridades. Discorre sobre os contatos existentes entre o Brasil e a Hungria e entre o povo brasileiro e o povo húngaro.
8 -  Presidente JORGE CARUSO
Anuncia um número musical.
9 -  BRUNO FEDER
Na condição de Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, parabeniza o Presidente Vanderlei Macris pela convocação da sessão e pela escolha do Deputado Jorge Caruso para presidi-la. Saúda as autoridades presentes. Mostra-se feliz em estar vivenciando um momento como este, tão importante para a comunidade húngara.
10 -  TAMÁS RÓZSA
Como Embaixador da Hungria, saúda as autoridades presentes. Agradece ao Presidente da Casa por convocar o Legislativo para esta sessão e designar o Deputado Jorge Caruso para dirigi-la. Fala do 23 de outubro de 1956, data da revolução húngara e a luta pela independência. Historia a formação do Estado Húngaro.
11 -  Presidente JORGE CARUSO
Fala da honra para o Poder Legislativo do Estado em abrir a Casa para acolher os irmãos da República da Hungria e lhes dá os parabéns pelos mil anos de fundação. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp