26/02/2003 - 17ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/03/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : HAMILTON PEREIRA / VAZ DE LIMA / DJALMA BOM / JOSÉ CARLOS TONIN

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  HAMILTON PEREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Discorre sobre o avanço da criminalidade, no Rio de Janeiro e o comércio fechado a mando de traficantes. Comenta o remanejamento de presos, como o de Fernando Beira-Mar, que o Governador não quer no Estado.
3 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Tece considerações sobre as leis brasileiras, a segurança pública e o sistema prisional, que considera falho.
4 -  MILTON FLÁVIO
Externa preocupação com os excluídos da sociedade e diz que o Presidente Lula também vem demonstrando a mesma preocupação. Lê e comenta artigos dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" sobre as investigações do Ministério Público no transporte coletivo de Santo André. Lê ainda o artigo "Lula e os Caetés", de sua autoria.
5 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Assume a Presidência.
6 -  VANDERLEI SIRAQUE
Cobra das autoridades ações mais enérgicas em relação aos chefes de bandidos nas cadeias e ao tráfico de drogas.
7 -  Presidente JOSÉ CARLOS TONIN
Anuncia a presença dos Vereadores de Osasco, Délbio Teruel e Mário Tenório Cavalcanti, acompanhados pelo Deputado Emídio de Souza.
8 -  DJALMA BOM
Responde ao Deputado Milton Flávio sobre sua crítica ao PT. Comenta notícia do jornal "Valor", de hoje, que aponta vários cargos importantes para o Presidente da Sabesp, Mauro Arce.
9 -  CONTE LOPES
Pede penas mais severas para os bandidos. Noticia a invasão do quartel da Aeronáutica, na madrugada de hoje, por dois bandidos.
10 -  DJALMA BOM
Assume a Presidência.
11 -  MARQUINHO TORTORELLO
Reclama da Secretaria da Cultura que não o recebe, depois de 6 meses de pedido de audiência. Exalta o incentivo ao esporte que há em São Caetano.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Comunica que ontem foi recebido pelo Secretário de Educação, Gabriel Chalita, a quem solicitou que as escolas de Indaiatuba retornem à jurisdição da Delegacia regional de ensino de Campinas. Comenta matéria da "Folha de S. Paulo" de hoje: "Desemprego sobe, renda cai, bancos elevam juros". Manifesta-se contra a autonomia das agências reguladoras e do Banco Central. Defende o cumprimento efetivo das penas pelos criminosos.
13 -  CONTE LOPES
Comenta o crescimento do crime organizado. Critica a insuficiência de policiais na rua e a falta de condições para os mesmos trabalharem. Cobra atitude firme das autoridades contra o crime.
14 -  EMÍDIO DE SOUZA
Comenta o endividamento da Sabesp, empresa dita saneada pelo governo estadual e protesta pela política de contenção nos investimentos ora adotada. (Aparteado pelo Deputado Henrique Pacheco).
15 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, discorre sobre o alto custo do cimento, dominado a seu ver, por cartel que é o conglomerado das empresas cimenteiras. Considera necessária a abertura do setor, com a participação do BNDES e incentivo para implantação de novas fábricas.
16 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, noticia a 4ª Reunião Ordinária da União Parlamentar do Mercosul, sob sua Presidência, nos próximos dias 11 e 12.
17 -  MILTON FLÁVIO
Por acordo de lideranças, solicita a suspensão da sessão até as 17h30min.
18 -  Presidente DJALMA BOM
Acolhe o pedido e anuncia que o atenderá em momento oportuno.
19 -  LUIS CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, aponta os problemas que surgem nas Unidades Básicas de Saúde, com a falta de médicos, medicamentos e material básico. Apela ao Governo Federal para que combata com rigor o tráfico de armas.
20 -  LUIS CARLOS GONDIM
Por acordo de lideranças, reitera o pedido de suspensão da sessão até as 17h30min.
21 -  Presidente DJALMA BOM
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 16h44min.
22 -  VAZ DE LIMA
Assume a Presidência e reabre a sessão às 17h49min.
23 -  DJALMA BOM
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.
24 -  Presidente VAZ DE LIMA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 27/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp