24/11/2003 - 56a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/12/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : CÂNDIDO VACCAREZZA
1 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação do Deputado ora na condução dos trabalhos, a fim de comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ROBERTO GOUVEIA
Deputado Federal, reflete sobre o que representa o Sistema Único de Saúde em nosso país. Declara que este governo dará velocidade à implementação do Sistema Nacional de Sangue.
3 -  DANTE MÁRIO LANGHI JÚNIOR
Presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, afirma que o doador é o elo mais importante de todo o processo da transfusão de sangue. Lembra também que a instituição que preside foi pioneira no sentido de universalizar a doação de sangue.
4 -  MARISE HELENA BENDINI
Gerente de Comunicação Social do Hemocentro de Ribeirão Preto, aborda o tema da captação de doadores no Brasil, e suas experiências no assunto. Lê poema homenageando o doador de sangue.
5 -  SIMONE CRISTINA OLENSCKI GILLI
Diretora da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro de Campinas, fala das atribuições do Hemocentro e do altruísmo dos doadores.
6 -  PAULO EDUARDO DE ABREU MACHADO
Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu, sustenta que há três pilares importantes no que diz respeito à hemoterapia: a qualidade do sangue, a parte clínica e o doador de sangue, que garante a existência das anteriores. Lê documento exaltando o papel do doador de sangue e das captadoras de doadores.
7 -  CÁSSIO MARCOS DE CARVALHO GIANINI
Médico, representando o Dr. Edson Yamamoto, coordenador da Hemo Rede Estadual, discorre sobre o trabalho da Hemo Rede para que o número de doadores voluntários possa crescer constantemente.
8 -  JOSÉ AUGUSTO BARRETO
Diretor-Superintendente da Colsan, entrega placas de homenagens a alguns doadores de sangue presentes.
9 -  Presidente CÂNDIDO VACCAREZZA
Coloca-se à disposição de todos os segmentos que têm alguma contribuição para avançar na qualidade do sangue do Estado de São Paulo e do Brasil. Entende que o doador de sangue é unidade fundamental na caminhada para melhorar a qualidade do sangue e aumentar sua quantidade. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp