01/12/2003 - 59a Solene

HOMENAGEM AO "DIA NACIONAL DO SAMBA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/12/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : NIVALDO SANTANA
1 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia Nacional do Samba. Convida a todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ANA MARTINS
Afirma que o samba traz uma grande contribuição para o desenvolvimento cultural e educacional do nosso povo, trazendo à tona todas as questões que se discutem na luta pela igualdade.
3 -  ROBSON DE OLIVEIRA
Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, declara que o carnaval paulista carece de parceria e de apoio governamental. Entende que esta Casa pode levar esse anseio ao Governador Geraldo Alckmin.
4 -  SOLON TADEU PEREIRA
Presidente da Vai-Vai e do Conselho Deliberativo da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, compara o apoio financeiro recebido pelas escolas de samba do Rio e de São Paulo.
5 -  Presidente NIVALDO SANTANA
Anuncia que no dia 02/12 haverá um evento, a partir das 19h, no Memorial da América Latina, para também homenagear o Dia Nacional do Samba.
6 -  EDILÉIA SANTOS
Presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas, aponta que o carnaval tem que ser comemorado de uma forma e o samba de outra, porque as escolas de samba fazem um trabalho estritamente cultural ao longo do ano, e isto não é visto.
7 -  CARLOS SEBASTIÃO RIBEIRO
Presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas, ressalta que o apoio público às escolas de samba é ainda mais difícil no interior do Estado.
8 -  NELSON CRECIBENI
Presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo, apresenta as versões históricas para a comemoração do Dia do Samba em São Paulo, Rio de Janeiro e na Bahia. Registra sua surpresa com o descaso que tem visto das autoridades municipais para com o samba.
9 -  PHILOMENA MILITÃO
Presidente da Flor da Zona Sul e da Embaixada do Samba Paulistano, pede o reconhecimento dos embaixadores do samba em São Paulo.
10 -  MOISÉS DA ROCHA
Radialista, incentiva a todos para que façam desse dia um dia de reflexão, para reforçar a própria convicção na cultura popular e no samba.
11 -  FERNANDO JOSÉ SZEGERE
Historiador e pesquisador, destaca o papel de Antônio Candeia Filho, baluarte da música popular brasileira, que simboliza a resistência ao modelo econômico e social que marginaliza a cultura popular e se apropria das suas formas genuínas de expressão.
12 -  WANDER GERALDO
Presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores, sustenta que a entidade tem intrínseca ligação com o mundo do samba, porque também luta pelo direito à saúde, à moradia, e por dias melhores para o povo.
13 -  MOISÉS DA ROCHA
Presta homenagens ao Sr. Osvaldinho da Cuíca, Embaixador do Samba.
14 -  OSVALDINHO DA CUÍCA
Apela para que se levantem e mantenham corretos os registros históricos do samba paulista.
15 -  Presidente NIVALDO SANTANA
Anuncia a execução de número musical. Ressalta que a realização desta sessão demonstra que a Assembléia está ligada ao samba, um dos temas fundamentais da nossa cultura. Considera legítima a cobrança de maior apoio do Poder Público. Afirma que dará vazão, nesta Casa, às reivindicações daqueles que lutam para fazer com que o samba no Estado de São Paulo continue brilhando e crescendo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp