07/04/2008 - 10a Solene

HOMENAGEM AOS "CEM ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/04/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : CIDO SÉRIO
1 -  CIDO SÉRIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, a pedido do Deputado ora na Presidência, para homenagear os Cem Anos da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  DAVI ZAIA
Deputado Estadual, enaltece a luta constante, não só por melhores condições salariais e de trabalho, mas na defesa da democracia. Louva as conquistas dos funcionários da entidade, como fundo de pensão. Elogia os trabalhadores ativos e inativos da Caixa Econômica Federal.
3 -  CARLINHOS ALMEIDA
Deputado Estadual, ressalta o trabalho da entidade na luta pela democracia e cidadania. Fala do crescimento econômico atual e dos programas de distribuição de renda e valorização dos investimentos públicos e privados. Recorda o período em que atuou na CEF, da qual está licenciado. Destaca programas federais sobre desenvolvimento urbano, saneamento e habitação. Afirma que a CEF é fundamental na implementação dos programas sociais do governo.
4 -  JAQUELINE MACHADO
Diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, representa o Sr. Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT. Manifesta o seu orgulho por pertencer à entidade, atuante nos movimentos sindicais, referência nas reivindicações dos bancários em geral. Recorda as batalhas diárias que enfrenta e enaltece as parcerias.
5 -  JOSÉ ANTÔNIO GONÇALVES
Presidente da Agecef - Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal, argumenta que a associação cumpre missão social, na perpetuidade da Caixa Econômica Federal como empresa pública, e na defesa dos interesses dos brasileiros.
6 -  SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA
Diretor de Administração e Tecnologia da Informação da Funcef, lembra que são poucas as instituições centenárias. Ressalta o papel da associação como elo de ligação entre empregador e empregados. Recorda a perseguição de que foram vítimas dirigentes da entidade, no final da década de 90 do século passado. Fala da atuação significativa de entidades que conseguiram reverter o processo.
7 -  JOSÉ CARLOS ALONSO
Diretor-Presidente da Fenae - Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa, repudia as propostas de que instituições públicas devem ceder espaço para os grupos privados. Lembra que a CEF estava no plano de privatização do governo, no final dos anos 90. Cita a defesa dos direitos dos cefistas, a organização dos empregados, as atividades culturais e sociais da associação. Elogia a dirigente da entidade, representando as mulheres, maioria do contingente da instituição.
8 -  AUGUSTO BANDEIRA
Superintendente Institucional da Caixa Econômica Federal, agradece ao Deputado Cido Sério pela homenagem ora prestada. Louva o espírito público e a dedicação dos empregados da CEF.
9 -  FABIANA CRISTINA MATHEUS
Presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, ressalta a importância da efeméride. Recorda o surgimento da associação, no dia 2 de abril de 1907, com o objetivo de propiciar assistência médica e auxílio-funeral a seus integrantes. Recorda as transformações ocorridas ao longo do tempo. Dá conhecimento da estrutura da entidade, que conta com 14 mil associados em São Paulo e tem patrimônio de 40 milhões de reais.
10 -  Presidente CIDO SÉRIO
Saúda os funcionários da Caixa Econômica Federal. Dá conhecimento de histórico da associação homenageada. Cita poema alusivo à efeméride, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant. Agradece a todos pelo êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp