06/06/2008 - 25a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE JERUSALÉM" E DOS "60 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/06/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Gilmaci Santos, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia de Jerusalém" e os "60 Anos de Fundação do Estado de Israel". Convida o público para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional de Israel.
2 -  CÉLIA LEÃO
Deputada estadual, destaca a grandeza da história do povo judeu. Recorda a importância do Conscre, órgão desta Casa que reúne as representações estrangeiras. Elogia a valorização do passado na cultura hebraica. Enaltece os valores da liberdade. Faz citações de Cora Coralina e de Luther King.
3 -  Presidente GILMACI SANTOS
Anuncia a exibição de vídeo, com mensagem do Excelentíssimo Senhor Shimon Peres, presidente do Estado de Israel.
4 -  BEN ABRAHAM
Sobrevivente do Holocausto, ressalta a necessidade de se prevenir e alertar as futuras gerações para que não se repitam as atrocidades do Holocausto. Recorda os trabalhos forçados, a existência das câmaras de gás e as privações nos campos de extermínio de judeus. Faz exortação a Israel, "nossa pátria espiritural". Faz referências à acolhida dada por Israel a judeus perseguidos, como os etíopes.
5 -  Presidente GILMACI SANTOS
Registra a presença de autoridade.
6 -  RICARDO BERKIENSZTAT
Vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, comunica o seqüestro de líderes judeus no Irã. Recorda as festas do Shavuot. Informa que Israel tem economia estável, com realizações voltadas para o futuro, visando uma sociedade justa e igualitária. Lembra as relações bilaterais entre Brasil e Israel e os tratados assinados com o Mercosul. Afirma que a cidade de Jerusalém tem atmosfera única.
7 -  Presidente GILMACI SANTOS
Anuncia apresentações musicais.
8 -  BORIS BER
Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, recorda as perseguições e os extermínios a judeus. Informa que Israel surgiu das cinzas do Holocausto. Enaltece conquistas na ciência e tecnologia. Lembra que Jerusalém é reverenciada por três religiões, está em permanente mudança, além de ser importante centro arqueológico e epicentro da consciência judaica.
9 -  Presidente GILMACI SANTOS
Anuncia a presença do Deputado Otoniel Lima.
10 -  TZIPORA RIMON
Embaixadora de Israel no Brasil - Discorre sobre a fundação do Estado de Israel, em 1948, na ONU, com a participação do brasileiro Oswaldo Aranha. Lembra ondas de terrorismo sofridas ao longo desse período. Destaca as relações políticas e econômicas com vários países, no que tange à ciência, tecnologia e agricultura. Ressalta a assinatura de vários acordos de paz. Faz referências à "Guerra dos Seis Dias". Faz citações históricas e religiosas sobre a cidade de Jerusalém. Cita agradecimento em nome do Knesset, o parlamento israelense.
11 -  Presidente GILMACI SANTOS
Ressalta a sua administração pelo povo judeu. Destaca a importância de Israel na História recente. Faz citação de Jeremias. Informa que o Odari Fontanelli, diretor-presidente do Projeto Jerusalém, condecoraria com a "Medalha Jerusalém", o Sr. Presidente Vaz de Lima, o Sr. Deputado Gilmaci Santos, a embaixadora de Israel no Brasil Tzipora Rimon, e o Presidente de Israel Shimon Perez. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp