20/06/2008 - 86ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/07/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO BARBOSA / WALDIR AGNELLO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  WALDIR AGNELLO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOÃO BARBOSA
Assume a Presidência.
3 -  CONTE LOPES
Informa sua participação na cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça Militar. Relata conversa com promotor de Justiça, que elogia o trabalho da Corregedoria da PM sobre os crimes de corrupção ativa e passiva, e propõe melhorias salariais para os policiais militares. Acrescenta que os vencimentos dessa categoria deveriam ser triplicados, para se igualar aos da Polícia Federal. Cita caso de apreensão de droga, ocorrida hoje. Faz comparações entre a polícia paulista e a do Rio de Janeiro.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Informa que ocorre na avenida Paulista, manifestação de servidores da educação. Dá conhecimento de dois projetos de sua autoria, contrários a decreto sobre as transferências de professores e da limitação de consultas médicas. Relata diligências à escola do Guarujá, com problemas na quadra de esportes. Faz apelo ao governador José Serra para a reforma de escolas do estado.
5 -  JOSÉ BITTENCOURT
Questiona argumentos do Deputado Carlos Giannazi, por falar do "particular para o geral", quando, a seu ver, deveria ser o contrário. Atribuí ao vandalismo os problemas de certas escolas. Considera que há insensatez na greve dos professores, e que esta teve pouca adesão. Apóia decreto do governador sobre a limitação das transferências de professores. Dá conhecimento das negociações em curso, que podem levar ao fim da greve.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, informa a presença de 80 mil professores na avenida Paulista. Afirma que a greve mobiliza pais e professores, em defesa do ensino, para além das questões salariais. Contesta argumentos do Deputado José Bittencourt. Pondera que não se pode responsabilizar a população pelas mazelas do ensino. Cita acusações da Secretária da Educação Maria Helena sobre gastos de dois bilhões de reais na gestão anterior. Pede a aprovação de CPI da Educação.
7 -  BARROS MUNHOZ
Dá conhecimento das tratativas do governo com o professorado. Elogia a administração José Serra. Cita reuniões com a Secretária da Educação sobre as necessidades da categoria.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Rebate a fala do Deputado José Bittencourt. Reitera denúncia da Secretária da Educação Maria Helena sobre gastos de dois bilhões de reais, nas gestões Chalita e Neubauer. Sustenta que o fato justificaria a instalação de CPI da Educação. Mostra-se contrário a decreto do governador e à lei que limita as consultas médicas.
9 -  JOSÉ BITTENCOURT
Combate a ação de vândalos e não da população, sobre as condições das escolas. Explica medida do governador sobre as limitações de faltas. Afirma que a matéria já está disciplinada no Estatuto do funcionalismo. Apóia projeto da redução para 30 alunos por sala de aula. Pleiteia melhorias salariais e de carreira para os servidores da Justiça.
10 -  JOSÉ BITTENCOURT
Requer o levantamento da sessão, com o assentimento das Lideranças.
11 -  JOÃO BARBOSA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/06, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp