04/08/2008 - 33a Solene

COMEMORAÇÃO DO "50º ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DE PRESBÍTERO DE DOM CLÁUDIO HUMMES"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/08/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : PAULO ALEXANDRE BARBOSA
1 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Vaz de Lima convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Paulo Alexandre Barbosa, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 50º Aniversário da Ordenação de Presbítero de Dom Cláudio Hummes". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  GABRIEL CHALITA
Professor e ex-Secretário de Estado da Educação, ressalta o importante papel de liderança dos padres e enaltece o trabalho realizado por Dom Cláudio Hummes.
3 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Faz histórico sobre a vida de Dom Cláudio Hummes. Ressalta sua luta em defesa dos oprimidos. Enaltece as atividades na Diocese de Santo André, como arcebispo de Fortaleza, na Pastoral Operária e como prefeito da Congregação do Clero. Recorda o prêmio "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", outorgado ao religioso pela ONU no ano de 2006.
4 -  DOM ODILO SCHERER
Cardeal Arcebispo de São Paulo, lembra atos em homenagem a Dom Cláudio, realizados na Catedral da Sé e no Mosteiro de São Bento. Destaca a contribuição do religioso para a sociedade paulista. Recorda a passagem do "Dia do Padre" e os atributos de educador que a categoria deve ter.
5 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Faz entrega de placa em homenagem a Dom Cláudio Hummes.
6 -  DOM CLÁUDIO HUMMES
Afirma que recebia a homenagem, em nome da hierarquia da Igreja. Lembra as transformações do mundo, nesse período pós-moderno. Louva o espírito missionário próprio de sua atividade. Recorda citações do Papa Bento XVI. Afirma ser gratificante o seu trabalho na Cúria Metropolitana. Finaliza dizendo que "agora sou mais paulista".
7 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp