24/11/2008 - 54a Solene

"DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/12/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIS CARLOS GONDIM
1 -  LUÍS CARLOS GONDIM
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Luís Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, para relembrar o "Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Lembra que é autor da lei que instituiu o dia estadual sobre o tema. Ressalta a necessidade do envolvimento da população, na geração de voluntários para o diagnóstico precoce da doença. Recorda as dificuldades das famílias que são obrigadas a buscar tratamento em outras cidades. Elogia o trabalho das entidades de apoio. Faz apelo às autoridades públicas. Cita leilão em benefício da causa.
3 -  MARCELO PADILHA
Gerente de administração e finanças do Instituto Ronald Mcdonald, elogia o trabalho das entidades e dos hospitais. Ressalta a importância de ação conjunta em prol da causa.
4 -  ROBERTO MELARAGNO
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, enaltece o fato do tema ser colocado em evidência neste Legislativo. Informa que o câncer é a doença que mais mata crianças acima de cinco anos. Lembra a necessidade do diagnóstico precoce para a cura da doença. Ressalta a excelência dos serviços prestados pelos hospitais paulistas. Cita sua preocupação quanto às necessidades das crianças doentes e de seus familiares.
5 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Anuncia a exibição de vídeo.
6 -  JACINTO GUIDOLIN
Presidente da Universo, recorda a participação do Governador Mário Covas como patrono da formatura de seu filho, na Escola Politécnica. Enaltece o seu reconhecimento pelo trabalho do voluntariado junto ao poder público. Ressalta a felicidade pelo trabalho do voluntariado, estampada no sorriso das crianças afetadas pela doença. Destaca a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e de apoio psicológico aos pacientes.
7 -  EDMUR PASTORELLO
Presidente da Fundação Oncocentro, representando o Secretário de Estado da Saúde, lamenta o aumento da incidência do câncer. Informa sobre os avanços no atendimento à doença através do SUS. Tece considerações sobre a mortalidade infantil, a desnutrição, a fabricação e a distribuição de medicamentos. Cita parcerias com o terceiro setor. Louva o trabalho do Oncocentro.
8 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Presta homenagem a personalidades.
9 -  DEISE MENDES CERILLO
Representante das voluntárias, informa que 450 voluntárias atuam em quatro hospitais. Justifica as homenagens citadas, especialmente à Doutora Maria Lydia de Andréa.
10 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Presta esclarecimento sobre homenagem à Doutora Maria Lydia de Andréa. Agradece a todos. Encerra a sessão.
alesp