05/05/2000 - 8a Solene

COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA LIBERTAÇÃO DO VIETNÃ E 110º ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE VIETNAMITA HO CHI MINH
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NIVALDO SANTANA
1 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa a pedido do Deputado ora na Presidência, e do Deputado Jamil Murad com a finalidade de comemorar o 25º aniversário da Libertação do Vietnã e 110º Aniversário do Presidente Vietnamita Ho Chi Minh. Convida todos a ouvirem a execução dos Hinos Nacionais do Vietnã e do Brasil.
2 -  SALOMÃO MALINA
Como Presidente de Honra do Partido Popular Socialista, cumprimenta a Mesa, e em particular, o Cônsul do Vietnã em São Paulo. Agradece à direção do PC do B pelo convite para a solenidade. Enaltece a figura de Ho Chi Minh, como o grande líder que dirigiu a luta de libertação do Vietnã. Congratula-se com o povo vietnamita por sua coragem em derrotar o Imperialismo. Faz votos para que, unidos como aquele povo, vençamos nossos inimigos.
3 -  JOSÉ REINALDO DE CARVALHO
Na qualidade de Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, cumprimenta as autoridades. Associa-se às homenagens ao povo vietnamita pelo 25º aniversário da libertação completa do Vietnã, pelo 110º aniversário do nascimento de Ho Chi Minh e pelo 70º aniversário da fundação do Partido Comunista do Vietnã, transcorrido no último dia de fevereiro.
4 -  WADSON RIBEIRO
Em nome da União Nacional dos Estudantes de que é presidente, saúda o Presidente Nivaldo Santana e demais autoridades. Fala de sua satisfação de participar da solenidade em nome dos estudantes brasileiros. Saúda o Vietnã como exemplo da vitória socialista, onde o desenvolvimento não é para os exploradores e a marginalização não é para os explorados.
5 -  ALDO REBELO
Deputado federal pelo PC do B e também Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, saúda as autoridades. A exemplo do povo vietnamita faz votos para que o sentimento de liberdade e de autodeterminação dos povos continue de pé para enfrentar os mesmos inimigos da humanidade.
6 -  NGUYEN VAN TICH
Cônsul-geral do Vietnã, agradece ao Presidente Nivaldo Santana, Deputado Jamil Murad e Presidente Vanderlei Macris pela realização da Sessão Solene. Recorda a vitória de 30/04/75 contra os imperialistas norte-americanos. Discorre sobre a política externa independente e desenvolvimentista de seu país, sobre suas taxas de crescimento sócioeconômico. Relembra a visita oficial do Presidente do Vietnã Le Duc Anh ao Brasil, em 10/95.
7 -  NIVALDO SANTANA
Fala da honra da Casa em ter promovido a presente sessão. Afirma que, em última instância, o internacionalismo proletário, na situação atual, é também a defesa da soberania nacional de todos os países, conforme o programa do PC do B . Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp