MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS É NOVO TEMA DO CURSO DE GESTÃO DE MANDATO.

A aula deu seguimento ao curso, transmitido pela Rede ALESP, que teve o seu início no mês de abril e se estenderá até meados de maio.
04/05/2021 13:15 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

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Para dar continuidade ao curso de Gestão de Mandato, oferecido pelo ILP por meio da Rede ALESP, o jornalista especializado em marketing eleitoral, Lucas Pimenta, palestrou, nesta sexta-feira, dia 30 de abril, sobre o tema "Marketing Digital e Redes Sociais". Este quarto encontro foi mediado pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider.

O especialista começou conceituando o termo no âmbito da esfera política, explicando que se trata de um conjunto de ações, de longo a médio prazo, que visam construir a reputação e a imagem de um candidato ou de um mandatário. De acordo com Lucas, tais iniciativas devem lançar mão de narrativas que constroem um posicionamento diferenciado e segmentado no cenário político, para que, assim, o representante possa se destacar.

Pimenta também trouxe dados interessantes sobre tema. De acordo com o jornalista, 75% dos brasileiros possuem acesso diário à Internet, o que equivale a 140 milhões de pessoas; 70% do conteúdo consumido, como jornais e reportagens, está nas redes sociais e 75% dos brasileiros usam o feed destas redes para buscar um conteúdo para consumir.

Lucas também informou que as ferramentas digitais são vantajosas por serem mais baratas, por exigirem uma estrutura técnica mais simples e por possuírem mais facilidade na segmentação de curso, isto porque, de acordo com dados recolhidos no DataFolha, 130 milhões de brasileiros possuem perfil em alguma rede e passam ao menos 3 horas diárias conectados; 80% destas pessoas usam a Internet para se informar politicamente e 45% afirmam que seu voto é diretamente afetado pelas redes sociais.

Por fim, o especialista mostrou quais seriam os passos para se fazer um bom conteúdo virtual, sendo eles: fazer o usuário parar de "rolar a tela" do feed para ver o conteúdo, o que envolveria uma postagem inusitada e que chame a atenção; instigar a curiosidade do eleitor, por meio, por exemplo, de uma legenda chamativa e utilizando uma abordagem mais objetiva nas primeiras linhas ou segundos do conteúdo exposto; gerar um sentimento de identificação por parte do interlocutor, contando uma boa história, apresentando um mal-estar social e, por último, veiculando a imagem do representante político ao que foi previamente dito, exibindo-o como o líder que será responsável pela solução do problema apresentado.

Ao fim da palestra, o evento contou com uma rodada de perguntas e comentários por parte dos espectadores. Para conferir essa quarta aula, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=2FChLfYu8Uo&t=3076s. O próximo encontro ocorrerá na segunda-feira, dia 10 de maio.

alesp