A Assembleia Legislativa e a saúde pública do Estado ao longo da história: Iamspe


07/05/2021 18:30 | Alesp e as instituições públicas de saúde | Maurícia Figueira - Foto: Alexandre Possi

Compartilhar:

Hospital do Servidor Público Estadual visto da Avenida Ibirapuera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266241.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O primeiro pronto-atendimento exclusivo para pacientes com suspeita da Covid-19 em São Paulo foi instalado no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

O Gripário, como ficou conhecida a unidade, foi instalado no dia 18 de março de 2020, cinco dias depois de o governo do Estado de São Paulo anunciar a suspensão das aulas presenciais no Estado.

A decisão de instalar o Gripário foi tomada pelo Comitê de Crise Covid-19, grupo formado por profissionais multidisciplinares para adequar o HSPE no atendimento de pacientes com e sem Covid-19 durante a pandemia.

O espaço exclusivo ajudou a reduzir os riscos de contaminação entre pacientes que buscavam o hospital para emergências não relacionadas ao coronavírus. Os primeiros casos de internação no hospital ocorreram em 26 de março de 2020.

E dando prosseguimento à série de reportagens especiais sobre o papel da Alesp na criação de instituições públicas de saúde, o texto de hoje se dedica à história do Iamspe.

Hospital do servidor

A intenção de criar um serviço de assistência médica voltada aos servidores públicos nasceu em 1948, com o projeto de lei 658/1948, do deputado estadual Pinheiro Júnior. Apesar de não ter sido aprovado, a Associação dos Funcionários Públicos continuou reivindicando a construção de um hospital próprio.

Quatro anos mais tarde, após a Assembleia Legislativa discutir e votar o Projeto de Lei 917/1952, a demanda foi atendida. A Lei 1.856/1952 criou o Departamento de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Damspe), que passou a ser denominado Iamspe em 1966.

Carro-chefe do Iamspe, o Hospital do Servidor Público Estadual teve sua pedra fundamental lançada no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1961, pelo então governador de São Paulo Jânio Quadros. A inauguração do hospital se deu em outra data marcante para os paulistas: o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Assim, em 9 de julho de 1966, os servidores paulistas ganharam o hospital próprio.

Prestes a completar 60 anos, o HSPE é referência em tratamentos de alta complexidade no Estado, realizando em média 1.100 cirurgias por mês entre 43 especialidades, como transplantes e cirurgias cardíacas. O hospital tem um programa de residência médica desde 1971, tendo sido pioneiro na residência médica de patologia clínica no Brasil. Em 2020, foram 247 vagas oferecidas. Na instituição também são oferecidos cursos de pós-graduação e extensão na área da saúde.

Em 1984, foram criados os ambulatórios no interior e, em 2008, foi aberto o credenciamento de profissionais de saúde, hospitais e clínicas para atender a demanda dos 1,3 milhão de funcionários públicos, dependentes e agregados. A rede própria e credenciada está distribuída em 173 municípios do Estado. São 17 postos de atendimento próprio em cidades do interior.

Humanização no tratamento

O procedimento adotado pelos hospitais é de proibir visitas e acompanhantes para os pacientes internados com Covid-19 devido ao risco de contaminação. O HSPE adotou um protocolo humanizado para amenizar a situação, no qual um grupo de cuidados paliativos realiza videochamadas entre pacientes e familiares.

Além disso, para simbolizar a vitória da alta recebida pelos pacientes internados com Covid-19, foi colocado um sino na saída do hospital. De acordo com a publicação "Panorama Covid-19 - HSPE", os pacientes tocam o sino ao sair, cujas badaladas "indicam o fim do tratamento e a esperança de vida nova".

Ainda sobre o atendimento de pacientes com Covid-19, em março deste ano o HSPE passou a disponibilizar pela internet boletim médico diário dos pacientes internados. A medida visa manter os familiares informados, sem a necessidade de se dirigirem até o hospital.

Em homenagem aos profissionais de saúde contaminados pelo coronavírus, o Iamspe está realizando a exposição itinerante "A gente cuida um do outro". Entre 3 e 31 de maio, a mostra está localizada na estação de Metrô AACD-Servidor, com fotografias de imagens dos profissionais de enfermagem do HSPE que contraíram Covid-19 e ficaram sob os cuidados de seus colegas de trabalho no hospital.


alesp