Semana de Prevenção Contra o Uso de Drogas: parlamentares alertam usuários para os perigos

Em 10 anos, o consumo de drogas teve um aumento de 30% em todo o mundo
07/05/2021 18:48 | Conscientização | Karina Freitas

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - fonte: ingimage<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Celebrada no início do mês de maio, a Semana de Prevenção Contra o Uso de Drogas foi instituída por meio da Lei 7.102/1991, de autoria da antiga Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O deputado Castello Branco (PSL) afirma que essa iniciativa merece atenção. "Tudo o que puder ser feito para alertar a população contra o uso de drogas é válido", afirmou.

O parlamentar disse ainda que considera o consumo dessas substâncias um dos principais problemas do Brasil. "O uso de drogas causa um passivo de saúde gigantesco, basta olhar as clínicas e os hospitais especializados, é uma das cenas mais tristes que eu já vi na vida. É um tratamento caro, de difícil recuperação, demorado e muitos não conseguem se recuperar", disse.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 269 milhões de pessoas, no mundo todo, usaram algum tipo de droga em 2018. O número equivale a um aumento de 30% em dez anos.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que, entre 2014 e 2015, cerca de 3,2% dos brasileiros, de 12 a 65 anos, fizeram uso de alguma droga ilícita, o equivalente a 4,9 milhões de pessoas. A substância ilícita mais consumida no país é a maconha, seguida da cocaína.

A bebida alcoólica, considerada uma droga lícita, faz parte da rotina de 26,4% da população com mais de 18 anos. Já os produtos derivados do tabaco são consumidos por 12,8% dos brasileiros maiores de idade, segundo dados referentes ao ano de 2019, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o deputado Coronel Telhada (PP), "droga é sinônimo de morte, desgraça e cadeia". "Quem entra nessa precisa ter muita força de vontade e proteção divina para conseguir sair. Então, o melhor a se fazer é jamais ingressar nessa tristeza", afirmou.

Telhada também citou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) como uma das formas de prevenção pensadas pela Polícia Militar. "É programa feito nas escolas públicas para ensinar as crianças a dizer não às drogas. Além de combatermos o narcotráfico, também fazemos a prevenção através de programas como esse", disse.

Serviço

Se você tem problemas com drogas, procure o serviço de saúde do seu município ou acesse o link https://bityli.com/ys8Rq para encontrar o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) mais próximo.


alesp