Mesmo na pandemia, 5 mil pessoas morreram no trânsito em SP, em 2020

Campanha Maio Amarelo busca conscientizar população para redução de acidentes e mortes
10/05/2021 13:05 | Campanha | Karina Freitas

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - fonte: Freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266286.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito e a redução de acidentes e mortes, a Campanha Maio Amarelo promove ações juntamente ao Poder Público para o colocar o assunto em pauta.

Mesmo na pandemia da Covid-19, em 2020, no Estado de São Paulo, foram registradas 5.023 mortes causadas por acidentes de trânsito "7,6% a menos em relação a 2019, segundo dados do Infosiga SP. Dentre as vítimas, estão motociclistas, ocupantes de automóveis, pedestres e ciclistas.

Nos últimos 10 anos, o Estado de São Paulo teve uma redução de 32% no número de mortes no trânsito, segundo dados do Infosiga SP. Ao todo 2.372 pessoas tiveram suas vidas preservadas nesse período. A ferramenta ainda indica que 94% desses acidentes fatais foram causados por falha humana.

O responsável pelo Infosiga SP é o Programa Respeito à Vida, criado pelo Governo de São Paulo com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas. Por meio da iniciativa, já foram investidos cerca de R$ 190 milhões em projetos para melhorias viárias, educação e fiscalização do trânsito.

Campanha

O Observatório Nacional de Segurança Viária, organização social que trata de questões do trânsito, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), já lançaram a campanha para 2021. O tema "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito" foi escolhido para levar a população a refletir o papel de cada um na promoção a segurança viária.

O deputado Coronel Telhada (PP) falou da importância da conscientização sobre o assunto. "Nem em guerras, muitas vezes, os países perdem tanta gente como a gente perde no trânsito. É uma coisa que nós precisamos tomar muito cuidado, já que todos estão sujeitos a isso. É preciso respeitar o limite de velocidade, não falar ao celular, enquanto dirige, respeitar a sinalização, os motoristas e os pedestres", afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), caso não sejam tomadas providências em relação a segurança no trânsito, cerca de 500 milhões de pessoas podem morrer ou ficar feridas em decorrência de acidentes nas estradas até 2030.

alesp