POLÍTICA E RETÓRICA NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA É ASSUNTO ABORDADO POR EVENTO DO ILP.

O simpósio reuniu profissionais de diversas áreas de humanidades.
11/05/2021 08:55 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

Compartilhar:


A antiguidade clássica compreende o período entre o século VIII a.C. e o século V d.C., tendo como ponto de partida os primeiros registros das epopeias homéricas. Ela é caracterizada pelo destaque das civilizações grega e romana, que muito contribuíram para os mais diversos campos do conhecimento humano, entre eles o campo político. Foi com o intuito de expor e discutir sobre a relação entre política e retórica na visão de importantes autores da época " Platão, Cícero e Sêneca-, que o ILP reuniu, na última terça-feira, dia 4 de maio, renomados profissionais de diversas áreas das ciências humanas. O encontro ocorreu por meio de uma live no nosso canal oficial do YouTube.

Após a apresentação da mediadora Paula Schneider, analista legislativa do ILP, e do professor e organizador Silvio Serrano Nunes, Yasmin Jucksch abordou o diálogo platônico "Górgias", cujas principais questões levantadas são, segundo a doutora, as condições para uma vida feliz; o real valor do benefício das aparências e qual assunto a arte retórica domina. Conceitos como hedonismo que, em linhas gerais, é uma filosofia de vida que orbita ao redor do prazer máximo e individual, se relacionaram diretamente com tema, visto que Sócrates muito combateu o caráter autosatisfatório da retórica do orador Górgias.

Mais adiante, Julio Comparini abordou o diálogo "A República", de Platão, que se inicia com uma disputa entre Sócrates e Trasímaco que, ao contrário de seu oponente, defende uma justiça de carácter convencional, ou seja, aquela que luta pelo interesse do mais forte. Comparini também citou uma ideia provocadora, também presente no referido diálogo: de acordo com Platão, a única maneira de se ter acesso a uma população que não é permeável ao pensamento filosófico é fazendo uso do amor que esta possui ao espetáculo e às paixões.

Passando para o eixo romano, Isadora Bernardo expôs o processo de incorporação, por parte de Roma, de aspectos da cultura grega - fenômeno ocorrido ao longo da guerra contra Cartago. Esta assimilação trouxe, de acordo com a conferencista, a criação de uma literatura nacional romana, fazendo parte dela os escritos de Cícero, autor que, por sua vez, deu a sua própria identidade às suas obras, mesclando, por exemplo, momentos retóricos em seus diálogos.

Por fim, Taynam Bueno, discorreu sobre o "Tratado Sobre a Clemência", escrito pelo filósofo estoico Sêneca e que tinha como função aconselhar o governo do Imperador Nero. Tal obra propunha uma reflexão sobre a política e a moral da época, contrastando as figuras arquetípicas do príncipe e do tirano. Por meio desta reflexão, de acordo com as palavras da conferencista, Cícero propôs uma solução criativa ao governo autocrático da época.

Ao fim das exposições, o debatedor Silvio Serrano Nunes iniciou as discussões sobre o tema central do simpósio. O debate pôde contar com a participação dos internautas por meio do chat que acompanhava a transmissão. Para conferir o evento, acesse o endereço https://www.youtube.com/watch?v=Q4ONhYsPBEI .

alesp