Solenidade marca lançamento de cartilha de luta antirracista na Assembleia Legislativa

Documento reúne proposições do legislativo paulista que contribuem para a igualdade racial
13/05/2021 11:53 | Evento | Eduardo Reis - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene de Lançamento da Cartilha 'A Luta Antirracista na Assembleia Legislativa - da Constituinte aos Dias Atuais' em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria das Neves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Erica Malunguinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elizeu Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nivaldo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juarez Tadeu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thainara Faria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene de Lançamento da Cartilha 'A Luta Antirracista na Assembleia Legislativa - da Constituinte aos Dias Atuais' em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em ambiente virtual, na noite desta quarta-feira (12/05) lançou a cartilha "A Luta Antirracista na Assembleia Legislativa - da Constituinte aos Dias Atuais", documento virtual que reúne as proposições de 1985 a 2020 na temática de combate ao racismo, elaborada pelo gabinete da deputada Leci Brandão (PCdoB).

O evento foi convocado pela parlamentar e contou com a participação de outros deputados, inclusive de outros estados da federação, e figuras políticas influentes no tema.

A cartilha de luta antirracista da assembleia mapeia as propostas que visam a cidadania da população negra. Projetos que envolvam racismo, religiões de matriz africana, território, cultura, trabalho, educação, gênero e segurança pública.

"Em nome da Frente Parlamentar para a Promoção da Igualdade Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, a qual sou presidente, apresentamos essa importante cartilha, que foi elaborada a muitas mãos pelo meu mandato do quilombo da diversidade", afirmou Leci Brandão.

No debate, o ex-deputado estadual Nivaldo Santana parabenizou a iniciativa e ressalta um dos pilares do documento. "O combate ao racismo tem que ser vinculado à luta por trabalho", disse.

Já a parlamentar Erica Malunguinho (PSOL) afirma que a cartilha é importante para "documentar a história do povo negro neste país extremamente racista" e explica a necessidade de criar uma nova legislação no tema.

"Precisamos de leis afirmativas, que exaltem a nossa cidadania e o nosso existir. Isso porque, apesar de racismo ser crime inafiançável, ainda encontramos barreiras na prática", afirmou.

Para o deputado federal Orlando Silva (PCdob-SP), a criação de um documento que reúne os projetos que buscam a igualdade racial é essencial para combater o racismo enraizado na sociedade. "As pessoas negras representam 75% dos homicídios, número que vem aumentando nos últimos dez anos, enquanto a morte de brancos diminui", disse.

A deputada estadual pela Bahia, Olívia Santana (PCdoB-BA), primeira mulher negra eleita na assembleia legislativa de seu Estado, afirma que a cartilha "tem funcionalidade educativa e de desconstrução da narrativa". "Vamos construir a igualdade pela luta política, nas ruas e nas redes", completou.

A Cartilha "A Luta Antirracista na Assembleia Legislativa - da Constituinte aos Dias Atuais" está disponível no link: https://deputadalecibrandao.com.br/livreto-combate-ao-racismo?fbclid=IwAR12XE-ZRRDsfvk5-Fg-PnIVir3uroajX8yEwUCGZEckC3P_WHntCJbKW84

Confira o evento na íntegra:


alesp