Ensino integral na rede estadual e soro anti-Covid-19 são temas na Tribuna Virtual

Parlamentares participaram da atividade nesta sexta-feira
14/05/2021 15:34 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na Tribuna Virtual desta sexta-feira (14/5), parlamentares abordaram temas como o Programa de Ensino Integral (PEI) da rede estadual da educação e os testes do soro contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan.

O primeiro orador foi o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que criticou a implantação do PEI nas escolas estaduais. "Defendemos o modelo de ensino integral, mas não esse do governo. Esse modelo é um projeto excludente", disse.

Segundo o parlamentar, a Secretaria da Educação apresentou lista com escolas indicadas a entrar no programa. "Se essa lista for colocada em prática, vamos ter mais de 787 mil alunos remanejados na rede estadual", comentou.

Giannazi prosseguiu: "Quando uma escola adere ao projeto de ensino integral, necessariamente reduz o número de alunos, pois vai trabalhar em tempo integral, vai ter um único turno". De acordo com o parlamentar, uma escola com mil alunos que entre no PEI teria de reduzir as vagas para 500. Os demais seriam remanejados para outras escolas da rede.

Em seguida, a deputada Janaina Paschoal (PSL) afirmou que na próxima quarta-feira (19/5), às 10h, haverá reunião entre os deputados e a equipe técnica responsável pelos testes do soro anti-Covid-19, desenvolvido pelo Instituto Butantan. O encontro será transmitido pela Rede Alesp.

"As vacinas são importantíssimas, porém o soro também. As vacinas são utilizadas para impedir que a pessoa se contamine ou desenvolva a forma grave da doença e o soro é aplicado na pessoa doente. Seria uma maneira de tratamento, de evitar intubação, evitar a morte", disse.

Os testes em humanos já foram autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), porém o início dos testes está condicionado ao envio de informações complementares pelo Butantan. Assim, a deputada pediu empenho do governo para iniciar os testes em humanos.


alesp