"DESAFIOS DAS GOCIÊNCIAS NA ÉPOCA DO ANTROPOCENO" SÃO DISCUTIDOS NO ILP NO "DIA DA TERRA"

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube e reuniu pesquisadores para discutir a natureza da nova época geológica e seus diversos impactos sobre o planeta
27/04/2021 17:10 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

Compartilhar:

Coordenação do evento do Prof. Alex Peloggia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-04-2021/fg265574.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestrantes debatendo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-04-2021/fg265575.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A analista legislativa do ILP, Paula Schneider acompanhou a apresentação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-04-2021/fg265576.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 22 de Abril de 1970, o então senador estadunidense, Gaylord Nelson, convocou um grande protesto no país, cuja motivação foram os impactos causados pela poluição de procedência humana sobre o planeta Terra. O evento teve repercussão significativa, conseguindo reunir em torno de 20 milhões de manifestantes que se interessavam pelo tema. Esta data ficou conhecida como o "Dia da Terra", e se relaciona a uma reflexão profunda concernente aos impactos das ações humanas sobre o nosso planeta. Para que pudesse fomentar o espírito de tal data, o ILP promoveu, nesta quinta-feira, dia 22 de abril, um evento que reuniu experientes pesquisadores da área de Geociências para debater sobre o tema Desafios das geociências na época do Antropoceno.

Entendemos o Antropoceno como uma época geológica de transformações significativas proporcionadas pela agência humana sobre o planeta. De acordo com Alex Peloggia, um dos palestrantes e organizador do evento, o termo "Antropoceno" tem sofrido uma série de adaptações conceituais, a depender da área de conhecimento à qual ele está sendo aplicado. As definições podem também divergir em diferentes aspectos, principalmente no que diz respeito ao seu início. Para que fosse possível ter uma ideia de suas múltiplas vertentes, o seminário contou inicialmente com a presença de Paulo César Boggiani, que discutiu a visão da estratigrafia, estudo dos estratos ou camadas da Terra, em relação ao Antropoceno.

Segundo Boggiani, a base do Antropoceno, partindo o viés estratigráfico predominante, localiza-se no período pós-Segunda Guerra Mundial, tempo em que houve um aumento populacional significativo. Ademais, locais candidatos à "base antropocênica", segundo o geólogo, encontram-se espalhados pelo globo, uma vez que a comunidade científica ainda não chegou a um consenso sobre a questão.

Mais adiante, a palavra foi passada a Antônio José Teixeira Guerra. O geógrafo abordou os impactos de diferentes tipos de erosão, como as chamadas voçorocas, nome que, em tupi-guarani, significa "terra rasgada". Elas são ocasionadas pela forte ação de intensos fluxos pluviais que, por sua vez, dão origem a formas de paredes íngremes e fundo plano. A ação humana, como a ocupação desordenada e o uso irresponsável do solo, são alguns dos principais fatores de contribuição para o surgimento das voçorocas.

Na segunda metade do evento, Antônio Manoel dos Santos Oliveira e João Osvaldo Rodrigues Nunes dissertaram sobre os impactos do Antropoceno no Oeste Paulista. Antônio Manoel mesclou a sua vivência no território com sua pesquisa sobre a evolução dos impactos ocasionados pela agência humana nas cidades pertencentes a esse espaço. Já João Osvaldo apresentou um estudo de mais de dez anos, feito por uma equipe composta por profissionais da área. Por meio do estudo, ele mostrou o passo a passo de como as pesquisas de campo foram realizadas, contando com a ajuda de equipamentos de ponta e um árduo trabalho da equipe envolvida.

Por fim, o evento foi encerrado pela mediadora Paula Schneider, analista legislativa do ILP. A apresentação pode ser conferida por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Tg5KYC8MXSY&t=5821s .

alesp