CURSO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE MANDATO OFERECE AULA SOBRE MARKETING ELEITORAL.

O tema, apresentado por Paulo Ricardo Bomfim, faz parte do curso interdisciplinar oferecido pelo ILP por meio da Rede ALESP
29/04/2021 09:50 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

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A analista legislativa do ILP, Paula Schneider fez a abertura e acompanhou a apresentação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-04-2021/fg265739.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação de Paulo Ricardo Bonfim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-04-2021/fg265740.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A terceira aula do curso de Gestão de Mandato contou com a presença do professor Paulo Ricardo Bomfim para discorrer sobre o tema marketing eleitoral. O palestrante é especialista na área, tendo sido coordenador político de diversas campanhas eleitorais ao longo de mais de dez anos. O terceiro encontro ocorreu na última segunda feira, dia 26 de abril.

O professor começou a sua fala pontuando que o elemento fundamental do marketing eleitoral é a mensagem, que leva em consideração três elementos básicos: emissão; meio e recepção. A partir de tal constatação, Ricardo Bomfim explicitou que, mais do que o conteúdo que está sendo transmitido pela mensagem, é a maneira pela qual esta será transmitida que faz a diferença. Em seguida, o especialista lançou mão de elementos fundamentais para a composição do conteúdo a ser transmitido, também conhecidos, na área do marketing, como os "8 Cs": clareza, concisão, convencimento, conectividade, colorização, contraste, consistência e continuidade.

Mais adiante, explicando que os eleitores se conectam com o que o seu candidato acredita, Paulo disse ser primordial explicitar o porquê de certo candidato estar tomando determinada medida. Em outras palavras, a ausência de uma causa pela qual o indivíduo luta e acredita pode resultar em uma mensagem inconsistente. Bomfim também falou sobre a importância de se captar, em um primeiro momento, a emoção do público para que, em seguida, possa-se falar, de maneira mais racional, da ação proposta. Segundo o professor, os meios de captar a emoção interlocutor podem ser inúmeros, como o uso de imagens, de trilha sonora e de frases impactantes.

Ademais, Ricardo Bomfim prosseguiu a sua aula explicando, por meio de uma representação gráfica, quais são os processos de difusão do discurso, que perpassa pelas mais diversas camadas sociais. Por fim, o processo de mobilização foi apresentado, contendo, segundo o especialista, quatro regras básicas: o despertar do problema, a motivação por meio de um cenário mais utópico, a mobilização em si e, por último, a liderança. De acordo com o professor Paulo, a figura do líder sempre deve vir por último para que o público não se sinta atingido por um discurso demagógico ou manipulador.

A aula, mediada pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider, pode ser assistida por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=3lBKNZ26IJQ .

alesp