Alesp recebe seminário sobre educação pública na Zona Leste da Capital

Convidados trataram sobre o impacto da produção de conhecimento na vida de moradores desta região da cidade de São Paulo
25/04/2024 19:13 | Futuro | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Educação na Zona Leste: oportunidades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Simão Pedro: criação de condições<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário sobre Educação na Zona Leste<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Adalton Ozaki: problemas estruturais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Simão Pedro (PT) promoveu, nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um seminário sobre o "Impacto das Universidades e Institutos Públicos no Desenvolvimento da Zona Leste" da Capital. O evento aconteceu no auditório Teotônio Vilela e recebeu administradores de diversos institutos públicos de ensino.

O parlamentar falou sobre a importância de fundações educacionais para o crescimento regional: "Estamos criando condições para a criação de infraestrutura para a produção de conhecimento, para tirar o estigma de região dormitório".

Linha de frente

A professora Raiane Patrícia, reitora da Universidade Federal de São Paulo, citou a importância da luta de trabalhadores da região no processo de construção do Campus Leste. Localizado no terreno de uma antiga metalúrgica, ex-funcionários e integrantes de movimentos sociais atuaram diretamente nas negociações para que a antiga fábrica fosse transformada em uma instituição de ensino.

"Continuamos nossa luta, somada ao movimento e o Ministério da Educação", pontuou a reitora, sobre as movimentações feitas na tentativa de ampliar os recursos destinados para a Unifesp.

Segundo o Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Zona Leste é a mais populosa da cidade de São Paulo, com 4 milhões de habitantes. A falta de empregos e universidades públicas nos arredores é um antigo problema enfrentado por moradores.

Políticas públicas

Defendendo a criação de políticas públicas de incentivo à Educação, Ciência e Tecnologia, o professor Adalton Ozaki, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do Instituto Federal de São Paulo, citou iniciativas governamentais que promoveram o crescimento de instituições com esse fim e como a suspensão das mesmas prejudicam estudantes e pesquisadores.

"Passamos por problemas estruturais muito grandes. Tivemos que deixar de fora do nosso edital cerca de 200 projetos por falta de orçamento", lamentou Ozaki.

Também estiveram presentes como oradores a professora Patrícia Laczynski, diretora da UNIFESP; Amanda Bueno, diretora da ETEC Zona Leste; Mateus Muradas, do Fórum Social da Zona Leste; Cristiane Kerches, professora da Universidade de São Paulo; João Roberto Maiellaro, diretor da Faculdade de Tecnologia Zona Leste; e a artista e expositora Ju Costa.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316464847

alesp