Ato solene faz homenagem ao Dia do Maçom

Atividade em ambiente virtual foi promovida pelo deputado Professor Walter Vicioni
24/08/2021 11:20 | Ato Solene | Natália Belo - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene Dia do Maçom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Vicioni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Calló<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João José Xavier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gerson Magdaleno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Dia do Maçom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Dia do Maçom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizado nesta segunda-feira (23/8), o ato solene organizado pelo deputado Professor Walter Vicioni (MDB) homenageou o Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto. Durante o evento, os participantes enfatizaram a história da maçonaria.

O deputado Professor Walter Vicioni iniciou a solenidade com agradecimentos aos presentes e explicou o motivo de ter promovido o evento em homenagem ao Dia do Maçom.

Segundo o parlamentar, o que o levou à realização do ato foi "a própria essência da ordem maçônica, suas raízes constituídas pelos seus ideais, seus princípios, seus valores morais e éticos; raízes que permanecem vivas desde a fundação da maçonaria até os nossos dias e que sustentam e orientam a construção do caminho da evolução do ser humano", disse.

Após a solenidade ter início com a execução do hino da maçonaria, Gerson Magdaleno, grão-mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo (GOB-SP), falou sobre como um maçom deve se portar.

"Maçom tem que ser afável ao trato, tem que ser uma pessoa com boas maneiras, tem que ter boa reputação, ser tido em elevada consideração entre aqueles que convive, tem que ser uma pessoa que faz a diferença. Um maçom para trabalhar, fazer a sua parte, ele estuda dentro dos nossos temas ", afirmou.

Durante o evento, também foi passado um vídeo institucional com informações sobre o GOP (Grande Oriente Paulista), como quantidade de maçons e sua história, desde a fundação.

João José Xavier, grão-mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, também comentou como é ser um maçom. "Ser maçom é amar ao grande arquiteto do universo, sobre todas as coisas é respeitar nossas famílias e irmãos de ordem, é dedicar-se e praticar o bem, não vendo a quem, é construir uma pátria justa e fraterna, é amar e honrar seu país e sua bandeira, enfim, é ser íntegro, honesto, cumpridor de todos os valores morais e cristãos", disse.

Outro vídeo exibido durante a solenidade foi sobre a Grande Loja Institucional de São Paulo. A maçonaria sempre esteve ligada à história do país e, na década de 1920, se criou a Grande Loja Maçônica.

Ainda nesse sentido histórico, Fernando Fernandes, grão-mestre do Grande Oriente Paulista, abordou a relação da maçonaria com a independência do Brasil. "É unanime que a data de 1922 vem rememorar o engajamento dos nossos irmãos do passado, daqueles maçons do início do século 19 com a construção da nossa pátria, com a independência do Brasil", concluiu.

alesp