Sessão solene celebra o centenário de Paulo Freire

Evento organizado pela deputada Professora Bebel contou com pronunciamento de representantes de movimentos sociais e do ex-presidente Lula
20/09/2021 11:57 | Solene | Da redação: Lucas Martins - Foto: José Antonio Teixeira e Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simone Magalhães, Douglas Izzo ,Professora Bebel José Romão, Francisca Freitas e Ligia Toneto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora  Bebel e José Eustáqio Romão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  José Eustáqio Romão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando  Haddad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonardo Boff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274235.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274236.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 Anos de Paulo Freire História e Legado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274237.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada na sexta-feira (17/09) no Plenário Juscelino Kubistchek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou o educador e filósofo Paulo Freire, cujo centenário foi celebrado neste domingo (19/9). O evento promovido pela deputada Professora Bebel (PT) contou com a participação de representantes de sindicatos e movimentos sociais, e de membros conhecidos do Partido dos Trabalhadores, como o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad e o ex-presidente Lula.

Paulo Freire nasceu em Recife, onde cresceu e se formou em direito. Apesar de sua formação, Freire seguiu a carreira de educador. Em 1961, colocou o Método Paulo Freire em prática pela primeira vez e, junto com a sua equipe, alfabetizou 300 cortadores de cana em 45 dias. O educador foi exilado no Chile durante o regime militar, onde escreveu o seu primeiro livro, chamado "Educação Como Prática de Liberdade". Quando voltou, foi convidado por Luiza Erundina para ser secretário da Educação da cidade de São Paulo. Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997, aos 75 anos. Se estivesse vivo, completaria 100 anos neste domingo.

A responsável pela solenidade, Professora Bebel exaltou a importância de Freire para a educação e lamentou a situação das escolas públicas de São Paulo. "É um momento para refletirmos e olharmos para o legado de Paulo Freire. Os seus 100 anos estão marcados por um grande retrocesso que atinge a educação paulista e de todo o Brasil. A baixa qualidade da educação não tem a ver com a pandemia, mas sim com uma falta de gestão democrática nas escolas", disse.

O teólogo, escritor e professor Leonardo Boff destacou a revolução que Paulo Freire trouxe à educação ao "olhar para os marginalizados". "Na história da educação, Paulo Freire é o primeiro a reconhecer o saber do pobre e do oprimido. Ignorante não é o pobre. Ignorante é quem pensa que o pobre é ignorante. Ele deu valor a tudo que vem do povo e vem debaixo e trouxe uma singularidade de ter entendido a educação como um ato político libertador, por isso ele é perseguido por esse regime", falou.

Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e prefeito de São Paulo, filósofo e professor, explicou que Freire era uma de suas referências enquanto estava à frente do MEC, e comentou a decisão judicial que proíbe que a União atente contra a dignidade de Paulo Freire. "Nós tivemos a felicidade de gerir o ministério da Educação durante um longo período. A equipe tinha duas referências teóricas permanentes: Anísio Teixeira e Paulo Freire. Infelizmente, vivemos num país em que temos que recorrer ao Poder Judiciário para que o homem que projetou a educação brasileira para o mundo não seja difamado", disse.

A viúva de Paulo, Nita Freire, também participou virtualmente do evento e recebeu flores da deputada Professora Bebel. Em sua fala, Nita destacou a influência que o seu marido ainda tem, mesmo após 24 anos de sua morte. "Estar aqui com vocês sob a égide de Paulo, um homem ímpar e extraordinário, é uma imensa alegria. Hoje eu considero um dia especialmente alegre pelo número de eventos que estão acontecendo no mundo todo em homenagem ao Paulo. Como a gente explica que o Paulo, que morreu há quase 24 anos, está tão presente na nossa vida e no mundo todo? Seus traços de humildade, coerência e esperança permanecem", falou.

Por fim, o ex-presidente Lula contou, através de um vídeo enviado à organização da solenidade, sobre algumas situações que viveu junto a Freire e comentou os ataques que o educador sofre até os dias de hoje. "Paulo Freire é o nosso gênio do século 20 na educação. Eu tive o prazer e a honra de construir o PT com o Paulo Freire e viajar o mundo com ele. Onde quer que eu chegasse, tinham pessoas que admiravam o seu trabalho na alfabetização do mais pobre. Comemorar o seu centenário e recuperar a história de um educador que foi perseguido pelo regime militar e ainda hoje sofre perseguição. Cada vez que alguém mentir sobre Paulo Freire, nós temos que falar a verdade", disse.

A responsável pelo evento, deputada Professora Bebel, encerrou a solenidade agradecendo aos presentes e ressaltando a importância de Paulo Freire para a educação mundial. "Eu agradeço do fundo do coração todos que estiveram aqui até esta hora. Obrigado por participar desse dia, que não é qualquer dia. É uma homenagem ao nosso sempre mestre, Paulo Freire, que sempre estará conosco é uma referência, não só nacional, mas também internacional", falou.

alesp