Ato solene na Alesp celebra Dia do Profissional da Química

Evento foi convocado pelo deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) e organizado pelo Conselho Regional de Química de São Paulo
19/06/2023 17:42 | Ato Solene | João Pedro Barreto - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Dia do profissional da química<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do profissional da química<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do profissional da química<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ato solene celebrou, na última sexta-feira (16), o Dia do Profissional da Química, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento foi convocado pelo deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), organizado pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região - São Paulo (CRQ-IV/SP), e reuniu outras entidades do ramo, profissionais, estudantes e professores de Química.

"A química está em tudo. Está na medicina, no automóvel, no plástico, na comida. Esses profissionais, que estão sendo homenageados hoje, são os mais importantes do mercado. Não existe um país desenvolvido sem uma indústria química forte e desenvolvida e o Brasil ainda engatinha nesse sentido", afirmou Luiz Fernando.

A data de 18 de junho comemora o Dia do Profissional da Química, porque é o dia da publicação da Lei Federal 2.800 que, em 1956, criou os Conselhos Federal e Regionais de Química. Hans Viertler, presidente do CRQ-IV/SP, ressaltou a importância da data, da existência dos conselhos profissionais e de reconhecer a profissão.

"A química é considerada uma ciência difícil, mas ela é fundamental. Tudo o que você pensa em produzir tem química. Você é química, eu também sou. A Farmácia, por exemplo, é uma aplicação da química, o primeiro ponto para ser um bom farmacêutico, é ser um bom químico", disse Hans Viertler.

Prêmios e homenagens

Além da celebração, a solenidade premiou estudantes do ensino médio, técnico e superior pelas primeiras colocações na Olimpíada de Química de São Paulo, organizada pela Associação Brasileira de Química, e no concurso CRQ4, organizado pelo Conselho Regional.

Fábio Rizzo, professor de Química na ETEC Irmã Agostina e orientador, pela terceira vez consecutiva, do projeto ganhador do prêmio CRQ4, destacou o papel da Química em fazer com que as pessoas entendam melhor o mundo à sua volta e a relevância de sua profissão para que os jovens enxerguem a beleza da ciência.

"Esse reconhecimento, saber que estamos aqui, novamente, recebendo essa premiação e saber que meus alunos se dedicaram, se aplicaram e vêm receber esse prêmio aqui hoje nos enche de alegria", comentou o professor.

Do mesmo modo, Luiz Fernando Teixeira salientou a importância de eventos como este para valorizar a categoria. "É uma forma de reconhecimento, valorização e incentivo. Nós precisamos dos melhores químicos, nós temos os melhores químicos formados e a formar. A química é a indústria das indústrias, por isso nesse novo momento de industrialização no país, vamos precisar muito da indústria química", frisou o parlamentar.

No encontro, ainda foram feitas homenagens aos membros mais antigos de algumas das comissões técnicas do Conselho Regional de Química de São Paulo pelos serviços prestados.

alesp