"O apoio dos comitês de ética é fundamental, é nossa base", dizem pesquisadores em Fórum na Alesp

Solicitado pelo deputado Altair Moraes, evento recebeu especialistas em pesquisa clínica e medicinal para discursar e debater resoluções da área na Casa de Leis
13/11/2023 17:24 | Fórum | Gustavo Oreb Martins, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Fórum pesquisadores clínicos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), a terceira reunião do Fórum Estadual dos Comitês de Ética em Pesquisa (Focep). Realizado pelo mandato do deputado Altair Moraes (Republicanos), o seminário teve como principal objetivo expor e discutir as novas resoluções dos comitês de ética, recentemente aprovadas.

Iniciando o evento, a médica veterinária, bióloga e diretora da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, Greyce Lousana, descreveu a oportunidade de trazer as discussões para a Casa de Leis paulista como "fundamental para a nacionalização do tema".

"A ideia, desta vez, é trazer a discussão acerca de resoluções aprovadas pela nossa comissão ao povo paulista, relevante para todos os pesquisadores da área clínica e para a população em geral. O apoio dos comitês é fundamental aos pesquisadores, atuando como base de qualquer trabalho", completou Lousana.

Resoluções e pesquisa

Em seu tempo de fala na reunião, a professora de Odontologia e Pesquisa Clínica Sheila Cortelli destacou que, dentro de São Paulo, estão localizados os maiores centros de pesquisa clínica do país, assim como os maiores financiamentos e instituições privadas. Por isso, a importância do Fórum. "Os comitês de ética precisam ser mais observados e discutidos, pois abordam os pesquisadores desde o ensino médio até os já formados", explicou.

Por fim, a coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Invitare, Mirian Franco, detalhou algumas das mais recentes mudanças protocoladas sobre os comitês em geral. "A ideia da nova resolução é facilitar o processo de renovação dos comitês de ética credenciados, minimizando conflitos de interesse nas análises dos projetos. Por conta disso, essa discussão tem que ser realizada em público, com o máximo de transparência", disse.

alesp