Políticas de Segurança Pública são destaques na sessão da Alesp desta segunda-feira, 5

Parlamentares debateram sobre operação policial em andamento no Litoral; obras do túnel Santos-Guarujá também ganharam espaço na tribuna
05/02/2024 19:10 | Legislativo | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão Ordinária da Alesp de segunda-feira (5)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Cláudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Conte Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta segunda-feira (5), o tema Segurança Pública teve destaque entre os parlamentares que subiram à tribuna. Educação e Infraestrutura também foram pautas do segundo Expediente do ano.

Cada parlamentar possui 5 e 10 minutos, respectivamente, durante o Pequeno e Grande Expediente para tratar de assuntos livres.

Escudo

Durante sua participação, o deputado Eduardo Suplicy (PT) solicitou respostas da Secretaria de Segurança Pública do Estado a respeito da Operação Escudo. Iniciada em julho do ano passado após morte do policial Patrick Bastos Reis na cidade do Guarujá, a ação policial ganhou nova fase em decorrência do assassinato do soldado Samuel Wesley Cosmo, ocorrido durante patrulhamento em Santos, na última sexta-feira (2).

"Quais medidas de inteligência estão sendo adotadas para a redução de letalidade de cidadãos e policiais?", questionou Suplicy, que se posicionou favoravelmente ao uso de câmeras nas fardas de policiais em serviço.

O colega Reis (PT) criticou as condições de trabalho impostas aos policiais civis, militares e penais do estado e relacionou a falta de agentes de segurança com a alta das taxas de criminalidade e mortalidade policial. "Faltam 20 mil policiais militares, faltam 17 mil policiais civis. Esse tema da Segurança Pública envolve uma série de questões. Para combater isso [a criminalidade] precisa ter prevenção e inteligência", disse o parlamentar.

Punição

Por outro lado, o deputado Major Mecca (PL) ligou os altos índices de criminalidade à falta de endurecimento das leis que preveem a punição de criminosos. Mecca prestou solidariedade à família do policial morto na semana passada. "Morreu com 35 anos de idade, deixou esposa e duas filhas gêmeas", lamentou o deputado.

Lucas Bove e Conte Lopes, ambos do PL, criticaram a obrigatoriedade do uso de câmeras nas fardas policias e reforçaram as falas do colega de partido, Mecca: "Dois policiais tombaram em menos de um ano e os dois estavam com a câmera corporal. Dizer que a câmera está para proteger o policial e o cidadão de bem é uma grande mentira. Não precisa estar lá para entender que a câmera inibe a reação do policial", argumentou Bove.

Túnel

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) utilizou o seu tempo durante o Pequeno Expediente para falar sobre as obras do túnel Santos-Guarujá, parceria dos governos estadual e federal para a retomada da construção do trecho Norte do Rodoanel, após o investimento de R$ 1,35 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Carlos Giannazi (Psol), por sua vez, criticou a municipalização de escolas sem aviso prévio. De acordo com o deputado, o governador de São Paulo pretende entregar 50 escolas do Estado para a Prefeitura de São Paulo, sem nenhum decreto até o momento. "Isso está sendo feito de forma clandestina. Já ingressei com uma representação no Ministério Público" apontou o parlamentar.

Giannazi ainda protestou contra a extinção da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que aconteceu durante o mandato do ex-governador João Doria. O deputado solicitou ao atual governador, Tarcísio de Freitas, a retomada das atividades do órgão.


alesp