04/02/2019 - 2ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/02/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / WELSON GASPARINI
Secretaria : WELSON GASPARINI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre a superlotação dos presídios paulistas. Compara a capacidade e a ocupação de diversos presídios do Estado. Lamenta que pouco ou nada tenha sido feito para mudar esta situação. Esclarece que, ao invés de apenas construírem mais presídios, as autoridades deveriam investir em uma formação melhor para a população. Afirma que os valores éticos, morais e espirituais não são mais ensinados nas escolas e casas. Pede a atenção do governador João Doria para este assunto.
3 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência.
4 -  CORONEL TELHADA
Saúda a cidade de Dois Córregos pelo aniversário. Discorre sobre o problema da penitenciária de Presidente Bernardes. Menciona o lançamento do Facebook, no dia 04/02, há 17 anos. Cita o início da Guerra Colonial Portuguesa, em 04/02/61. Diz que é comemorado hoje o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Informa a morte de policial militar aposentado no Amazonas. Pede que o governador lembre-se dos funcionários públicos, em especial dos policiais militares, que precisam com urgência de aumento salarial. Menciona campanha do governador João Doria, na qual dizia que apoiaria os policiais militares. Lamenta que os policiais que participam de combate ao crime estão sendo tirados de suas escalas e funções.
5 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
6 -  BRUNO CAETANO
Discorre sobre a tragédia de Brumadinho. Solidariza-se com as famílias pela imensa perda humana. Afirma que, após a tragédia, houve um clamor de todos por mais leis. Questiona se isto seria realmente necessário. Menciona a existência de lei federal de 2010 que rege a construção de barragens, além de diversos decretos até 2015. Esclarece que são necessárias leis mais simples, para que a população possa conhecê-las e auxiliar na fiscalização. Faz comparação com o ocorrido em Santa Maria, na boate Kiss. Considera que alvarás de funcionamento poderiam ser dados no ato, para estabelecimentos mais triviais.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Convoca sessão solene a ser realizada no dia 25/02, às 19 horas, para a "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos senhores Adalberto Araújo Camelo, Antonio Carlos de Camargo e Mário Luiz de Camargo", a pedido do deputado Márcio Camargo.
8 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre o déficit de 811 policiais civis em Ribeirão Preto. Informa que estes dados foram levantados pelo Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo em 15 de janeiro. Menciona a carência de delegados, escrivães, investigadores, agentes policiais, agentes de telecomunicação, auxiliares e carcereiros. Pede que o governador João Doria tome providências, para aqueles que cometam crimes sejam punidos e seja garantida aos cidadãos segurança pública.
9 -  WELSON GASPARINI
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
10 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Informa que recebeu há pouco uma mensagem do governador, dizendo que as regras para os policiais nas ruas serão mudadas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 05/02, à hora regimental, com Ordem do Dia e aditamento. Lembra da sessão solene, a ser realizada hoje às 20 horas para a "Comemoração dos 65 anos da Associação Paulista de Nutrição", por solicitação do deputado Itamar Borges. Levanta a sessão.
alesp