Esta casa é sua
Informações: comitedoportal@al.sp.gov.brPortal do cidadão dá maior visibilidade ao Parlamento
A idéia de transformar o sítio do Legislativo paulista no Portal do Cidadão surgiu no início de 2003 como decorrência de decisão política da Mesa Diretora de ampliar, em todas as extensões, a participação do cidadão nas ações da Assembleia e dar a estas ações maior visibilidade, modernizando a interlocução com a sociedade através da Internet e ainda implantando ferramentas mais ágeis para o trabalho em rede de seus funcionários.
No ar desde 10 de março de 2005, o Portal da Assembleia é um projeto estratégico de inserção pró-ativa do Parlamento paulista na sociedade informacional. Para tanto, define-se como um sistema de informação e de comunicação, que expõe a Assembleia, como um todo, para o cidadão, mas é também ferramenta de trabalho para os seus deputados e funcionários.
Busca traduzir, no âmbito virtual e da sociedade em rede, as prerrogativas e as competências constitucionais e regimentais da democracia representativa e, simultaneamente, utilizar todas as potencialidades da tecnologia de informação para ampliar a permeabilidade da Assembleia à democracia direta, dando maior visibilidade ao Legislativo paulista.
Construção
Esse desafio de construir um portal superou sua primeira fase, que teve como objetivo principal a construção da infraestrutura tecnológica necessária para realizar os objetivos estratégicos. Assim, a Assembleia adquiriu equipamentos (hardwares) e aplicativos de gerenciamento de conteúdos (softwares).
A partir de 2013, todos os sistemas de informação do Portal foram projetados e desenvolvidos internamente, baseados em "software livre", desonerando a Alesp de custos para a manutenção do Portal.
Sobre essa base foi criada uma nova estrutura de publicação de informações, utilizando fluxos de trabalho colaborativo, disponíveis na nova ferramenta desenvolvida, o que permite focar a organização das informações na necessidade do usuário e na sua lógica de busca.
Em 2018, todo o conteúdo do Portal foi adaptado para acesso em dispositivos móveis, adotando-se um novo layout, com melhor navegabilidade para o usuário, novos conteúdos e integração com redes sociais.
O Portal do Cidadão oferece, entre outros serviços, o Sistema de Processo Legislativo, que possibilita o acompanhamento das proposituras que tramitam na Assembleia, a Base de Legislação do Estado de São Paulo, com todas as normas editadas desde 1835, e a Agência de Notícias da Alesp, que, em tempo real, abastece o veículo com matérias e fotos sobre os principais fatos do Parlamento paulista. A Agência possui um banco de dados com notícias veiculadas desde a criação do endereço eletrônico. No Portal, o usuário pode também acompanhar o trabalho das Comissões Permanentes e CPIs, a atividade dos parlamentares, entre outras informações.
- Ato sobre o Portal: Ato nº 05/2005
- Princípios gerais sobre acesso, uso de informações e serviços prestados pelo Portal da Alesp: Aviso de Privacidade
- Matriz de Responsabilidades
- Relate problemas:
- Conteúdo: Comitê Executivo do Portal
- Parte técnica: Divisão de Tecnologia da Informação
- Workshop sobre Legislação e Tecnologia da Informação
- Atas de Reunião
- Seminário de Capacitação ALESP
- Palestra sobre Gestão de Conteúdo do Portal ALESP apresentado no 3º Seminário de Capacitação - ALESP
- Infomal
Veja também
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