17/09/2021 - 1a Sessão Solene

100 ANOS DE PAULO FREIRE: HISTÓRIA E LEGADO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/11/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : PROFESSORA BEBEL LULA
1 -  PROFESSORA BEBEL LULA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, em homenagem aos "100 Anos de Paulo Freire: História e Legado", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Destaca a importância do centenário de Paulo Freire. Discorre sobre sua obra pedagógica. Afirma que ela pode trazer orientação para o futuro da Educação no mundo pós-pandemia. Defende a gestão democrática das escolas. Lamenta a tentativa do governo federal de retirar de Freire o título de patrono da Educação brasileira. Tece críticas ao movimento Escola sem Partido.
2 -  WILSON LEVY
Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa. Anuncia apresentação do grupo cultural Maria Fuzarca.
3 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Anuncia a exibição de um vídeo sobre a trajetória de Paulo Freire.
4 -  LEONARDO BOFF
Professor universitário, teólogo, escritor e filósofo, tece considerações sobre o legado de Paulo Freire, o qual, ressalta, sempre deu valor ao saber dos mais pobres. Considera que a novidade do seu pensamento foi tratar a educação como um ato político. Avalia que é preciso recorrer à sua obra para reconstruir a Educação e a sociedade após a pandemia. Rememora momentos em que trabalhou com Paulo Freire.
5 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Lê citação de Paulo Freire acerca das concepções que regem a Educação.
6 -  JOSÉ EUSTÁQUIO ROMÃO
Diretor fundador do Instituto Paulo Freire, relata como o homenageado abandonou a profissão de advogado para dedicar-se à Educação. Considera que seu legado nunca foi tão importante quanto é hoje. Diz que a obra de Freire é estudada internacionalmente e tem relevância para diversas áreas do conhecimento. Conta episódios da vida de Paulo Freire, de quem foi amigo. Apresenta edição fac-similar da "Pedagogia do oprimido", de Freire.
7 -  FERNANDO HADDAD
Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, frisa como, no período em que comandou o Ministério da Educação, os dois pensadores que lhe serviram de referência foram Paulo Freire e Anísio Teixeira. Faz comentários sobre a obra de Freire e sua proposta educacional, as quais considera atuais. Lamenta que, a seu ver, Freire seja, hoje em dia, mais valorizado fora do Brasil do que em seu próprio país.
8 -  DOUGLAS MARTINS IZZO
Presidente da CUT-SP, parabeniza a deputada Professora Bebel pela realização desta solenidade. Tece comentários acerca do legado da obra de Paulo Freire.
9 -  JOÃO PALMA
Professor da Unesp e ex-coordenador do Fórum Estadual de Educação, destaca a justeza da homenagem a Paulo Freire. Faz relato de sua experiência na época em que trabalhou com o homenageado. Afirma que Freire e Anísio Teixeira são os dois grandes nomes da Educação brasileira. Diz que a pedagogia de Freire busca a emancipação do aluno, e por essa razão, provoca incômodo. Argumenta que a Educação pública brasileira não segue, de fato, as ideias de Paulo Freire.
10 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Anuncia a entrega de placas comemorativas desta solenidade.
11 -  SIMONE MAGALHÃES
Representante do MST, declara que o movimento aplica, desde sua fundação, os princípios de Paulo Freire no seu trabalho educacional. Observa que a luta pela terra é também uma luta pedagógica, por favorecer a autonomia. Combate veto presidencial a projeto de lei do interesse de pequenos agricultores. Menciona visita de Freire a assentamento do MST, em 1991.
12 -  TAYNÁ WINE RODRIGUES REIS
Representante da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, destaca a justeza desta homenagem a Paulo Freire, tendo em vista as circunstâncias atuais no Brasil. Reflete acerca da importância de prover o acesso à Educação para todas as camadas sociais.
13 -  WILSON LEVY
Mestre de cerimônias, lê citação de Paulo Freire.
14 -  LIGIA TONETO
Representante da Juventude do PT, enaltece a deputada Professora Bebel por sua atuação parlamentar e pela realização desta solenidade. Afirma que a Educação é fundamental para a construção da sociedade. Tece críticas à política educacional do atual governo. Lê trecho de Paulo Freire.
15 -  NITA FREIRE
Educadora e viúva do homenageado, expressa sua alegria pelo número de eventos realizados em comemoração ao centenário de Paulo Freire. Frisa o alcance internacional de sua obra. Afirma que Freire sempre buscou vencer os desafios com ética e respeito a todos. Expressa sua opinião de que o pensamento de Paulo Freire pode orientar a construção de uma sociedade mais justa. Defende o pensador de críticas que lhe foram feitas pelo atual governo federal. Comenta que a principal questão, para Paulo Freire, era a existência humana concreta.
16 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Comemora decisão judicial que impede o governo federal de desrespeitar a memória de Paulo Freire. Tece críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Anuncia a exibição de vídeo de Gabriel Chalita, professor e escritor. Lê frase de Paulo Freire.
17 -  FRANCISCA PEREIRA DA ROCHA SEIXAS
Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, enfatiza a justeza desta homenagem a Paulo Freire, no seu centenário. Comenta a importância de sua obra na conjuntura que o Brasil atravessa.
18 -  FÁTIMA ANTÔNIO
Representante do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, agradece pelo convite a esta solenidade em homenagem a Paulo Freire. Relata sua participação em projeto proposto pelo homenageado, quando ele foi secretário municipal da Educação em São Paulo.
19 -  JOÃO MARCOS DE LIMA
Representante do Sindicato dos Funcionários da Secretaria Estadual da Educação, diz que é preciso ter, como Paulo Freire, esperança de que um novo Brasil é possível. Faz citação do homenageado.
20 -  CLEONICE FERREIRA RIBEIRO
Representante do Sindsaúde, parabeniza a deputada Professora Bebel por propor a realização desta solenidade. Tece críticas aos governos federal e estadual. Afirma que a obra de Paulo Freire traz ensinamentos sobre como construir um mundo melhor.
21 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Anuncia a exibição de vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
22 -  PAULO TEIXEIRA SABOIA
Diz que é preciso valorizar a obra de Paulo Freire por seu caráter revolucionário. Opina que o homenageado deveria estar na galeria de heróis da Nação. Destaca a atuação de Freire na alfabetização de adultos.
23 -  REGINALDO FONSECA SOEIRO DE FARIA
Representante da Associação dos Docentes do Instituto Federal do Estado de São Paulo, acusa o atual governo de não pensar na Educação. Considera que é por esse motivo que são feitos ataques à obra de Paulo Freire. Afirma que, desde o governo Temer, os investimentos em Educação têm diminuído.
24 -  JOÃO DA COSTA CHAVES JUNIOR
Representante da Associação dos Docentes da Unesp e do Fórum das Seis, discorre sobre o trabalho de Paulo Freire em prol dos oprimidos. Afirma que seu trabalho é uma ameaça para governos de cunho autoritário. Declara que todos podem, seguindo os ensinamentos de Freire, plantar sementes de transformação da sociedade.
25 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Anuncia a exibição de vídeo da deputada Leci Brandão.
26 -  ROBERTO GUIDO
Representante da Apeoesp, enaltece a deputada Professora Bebel. Destaca a importância do legado de Paulo Freire, o qual, acrescenta, é uma inspiração para a atuação da Apeoesp. Tece críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador João Doria. Lamenta que, a seu ver, as ideias de Freire não estejam sendo aplicadas em profundidade.
27 -  HECTOR DA SILVA BATISTA
Representante da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, lembra ocupação do plenário da Alesp, promovida por estudantes, em protesto contra denúncias de desvio das verbas destinadas à merenda escolar. Destaca a relevância do pensamento de Paulo Freire para o futuro da Educação brasileira.
28 -  ANATALINA LOURENÇO
Representante do Fórum pela Diversidade Étnico-Racial do Estado de São Paulo, enfatiza a importância desta homenagem a Paulo Freire. Observa que as ideias do homenageado ajudam a reflexão sobre a necessidade de diversidade no currículo escolar.
29 -  GABRIEL GONÇALVES
Representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, declara que a entidade de que faz parte tem Paulo Freire como uma de suas inspirações. Afirma que a união de trabalhadores em prol de seus direitos é representativa dos ideais do pedagogo. Tece críticas ao modelo energético que impera no Brasil.
30 -  JOSÉ GERALDO DE PAULA PINTO
Representante da União de Moradores de Heliópolis e Região, informa que um grande número de moradores de Heliópolis foi alfabetizado de acordo com o método proposto por Paulo Freire. Considera que o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado pelo homenageado, é um movimento de resistência.
31 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Anuncia a exibição de vídeo de Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e ex-ministro da Educação.
32 -  ISMAEL DE JESUS MORALES
Representante do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo, enfatiza a importância do diálogo entre o professor e o aluno, conforme defendia Paulo Freire. Ressalta que todo pedagogo deve saber escutar. Afirma que todos precisam ter consciência da dívida que têm para com seus educadores. Comenta que aqueles que trabalham na Educação devem tomar parte no combate à desigualdade.
33 -  AILTON FERNANDES
Representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, observa que a entidade da qual faz parte, embora represente trabalhadores de escolas privadas, não deixa de ser também defensora do ensino público. Descreve sua trajetória como militante da Educação, inspirado pelos ideais de Paulo Freire.
34 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Agradece a todos pela presença nesta solenidade. Frisa a importância do pensamento de Paulo Freire para quem trabalha com Educação. Repudia as acusações segundos as quais haveria doutrinação nas escolas brasileiras. Argumenta que Freire sempre defendeu a pluralidade de ideias e a diversidade. Defende o vereador Matheus Siqueira, de Cerqueira César, que teve seu mandato cassado por quebra de decoro, em razão de visita que fez a uma escola municipal, para averiguar se ela teria condições sanitárias para a retomada das aulas.
35 -  TIAGO FAINER
Representante da União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba, faz relato de seu período como diretor de grêmio estudantil. Critica a gestão educacional dos governos federal e estadual. Presta apoio ao vereador Matheus Siqueira, de Cerqueira César, que teve seu mandato cassado.
36 -  PRESIDENTE PROFESSORA BEBEL LULA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp