Na Tribuna Virtual, parlamentares abordam gratuidade no transporte, eleição de comissão e audiência pública

Participaram da atividade a deputada Janaina Paschoal e o deputado Carlos Giannazi
13/05/2021 16:25 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Carlos Giannazi na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Janaina Paschoal na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266607.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares que participaram nesta quinta-feira (13/5) da Tribuna Virtual abordaram temas como a volta da gratuidade no transporte coletivo para pessoas entre 60 e 64 anos; a eleição do presidente e vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; e a audiência pública sobre o projeto que implanta a regionalização do saneamento no Estado.

O primeiro a falar foi o deputado Carlos Giannazi (PSOL). Ele comemorou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo divulgada nesta quarta (12/5) determinando a suspensão do fim da gratuidade do transporte público para o grupo de idosos. "Ontem, a Justiça anulou, por meio de uma liminar, os efeitos do decreto 65.414", disse.

Giannazi voltou a criticar o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, que defendeu, em entrevista, a retomada das aulas presenciais independentemente do avanço da vacinação. "Ele citou uma pesquisa da Fiocruz dizendo que os alunos não estavam se contaminando. Mas essa pesquisa foi feita no ano passado, quando tinha mais distanciamento social e, sobretudo, quando não tínhamos as variantes", afirmou. "As crianças estão não só sendo contaminadas, mas sendo hospitalizadas e morrendo. A situação ficou muito pior", completou.

Em seguida, a deputada Janaina Paschoal (PSL) falou sobre a eleição do comando da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, ocorrida nesta quinta, pela manhã. O deputado Mauro Bragato (PSDB) foi reeleito presidente, e o deputado Heni Ozi Cukier (Novo) é o novo vice-presidente do colegiado.

Ela agradeceu os votos recebidos como candidata à vice-presidente. "Digo aos meus colegas da bancada evangélica: não sou evangélica, mas me sinto muito parte dessa bancada porque temos muitos valores em comum na defesa das crianças, dos adolescentes, do combate às drogas. Fico muito honrada de ter recebido o voto desses colegas", disse.

Quanto à audiência pública do Projeto de Lei 251/2021 em tramitação na Assembleia, que trata da regionalização do saneamento básico, a parlamentar considerou a reunião profícua e destacou alguns pontos levantados, como "o critério de divisão dos municípios de São Paulo de cima para baixo, e não com base na realidade, nos recursos disponíveis, na capacidade dos municípios".

A audiência pública foi veiculada pela Rede Alesp e está disponível na íntegra no canal do YouTube.

A Tribuna Virtual é um espaço destinado aos parlamentares da Assembleia para abordarem temas diversos. Isso era feito no Primeiro Expediente das sessões ordinárias. No entanto, em razão da pandemia da Covid-19, as sessões presenciais foram suspensas, tornando todas as atividades em ambiente virtual.


alesp