Café e açúcar disputavam atenção do poder no fim do período monárquico

No final do período monárquico, a Província de São Paulo já era a unidade do Império do Brasil que mais se destacava em termos econômicos: o café paulista era então o principal produto de exportação do país. Isto fez com que as infra-estruturas de transporte (ferrovias, estradas e o porto de Santos), de comunicações e urbana no território paulista girassem principalmente em torno do café. Os recursos auferidos com a exportação do grão de café eram tantos que se produzia, por vezes, certa desatenção em relação a outras alternativas econômicas e a outras regiões.
Este tipo de situação pode ser percebido, por exemplo, abstraídas as razões de ordem econômica ou técnica " que talvez justifiquem o desconhecimento da solicitação ", através do requerimento de Phil Slaughter, jornalista do Diario do Brazil e empresário do Rio de Janeiro, dirigido à Assembléia Legislativa Provincial de São Paulo e datado de 27 de Fevereiro de 1883. Nele solicitava concessão de "garantia de juros de sete por cento ao ano sobre o capital de duzentos contos de réis (200:000$000) para o estabelecimento de três ou mais engenhos centrais destinados à fabricação de açúcar nos municípios de Campinas e Santa Bárbara dessa província".
Para justificar sua solicitação, Slaughter mencionou a fala do presidente da Província de São Paulo, Francisco de Carvalho Soares Brandão, dirigida à Assembléia Legislativa Provincial na abertura da Sessão Legislativa de 1883. Nela Brandão afirmara que o fato de a Província de São Paulo ter sido pioneira no plantio da cana-de-açúcar no Brasil deveria ser uma razão para que aí se buscasse "animar e desenvolver a indústria açucareira". Além disso, alertava Slaughter, fazendo mais uma vez uso das palavras do presidente da Província, a baixa do preço do café "veio mostrar de modo irrefragável que não deve ela confiar o seu futuro econômico de um único gênero de produção e exportação, é-me grato registrar que a introdução e desenvolvimento dos engenhos centrais na Província promete ser um auxiliar poderoso, mantendo a receita provincial, chamando os pequenos lavradores à participação de lucros certos e atraindo à lavoura maior número de indivíduos".
Além disso, Slaughter propunha que nos engenhos de açúcar se fizesse uso de seu processo de extração do caldo de cana e de fabricação de açúcar, que já obtivera privilégio por Decreto do Governo Imperial de 1882.
Todavia, os argumentos invocados não foram considerados, por razões que o processo não preserva. Aqui reproduzimos o desenho do "Processo de Burnes & Slaughter para a Extração do Caldo da Cana e Fabrico do Açúcar" e que integra a documentação deste processo.
Este desenho integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947, preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.
Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.
acervo@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações