É tempo de verão, calor e chuva, férias, folguedos, praia e gaivotas!

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
21/12/2006 15:35

Compartilhar:

Gino Battiston " <i>Praia e Recifes</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-gino battiston.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guiomar de Souza " <i>Regata</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-guiomar de souza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Maria Weston " <i>Cocos</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Ana Maria Weston.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fran " <i>Barcos na Praia</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-fran bracos na praia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Odloak - <i>Marina</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-eduardo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inêz Shibata - <i>Rede de Pesca</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-inez shibata.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fumiko " <i>Rede de Pescador</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Fumiko.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Berber " <i>Baleeira Azul-e-branco</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-serber.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir de hoje, tem início o verão no hemisfério sul. E ele chega com toda sua magia e alegria, mas também com muito sol, calor e chuva. Contrariamente ao inverno, os dias são mais longos e o sol demora a se esconder. E, sobretudo, entramos em clima de férias, brincadeiras, banhos e praia, garantia de muita diversão.

Paralelamente à entrada do verão, iniciam-se também as comemorações do Natal e do Novo Ano, aumentando, assim, o clima de festas e da família. Para brindar a chegada da nova estação, selecionamos alguns autores de obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que deram ênfase ao tema.



Ana Maria Weston " Cocos. Traduzindo suas emoções aos produtos que a terra nos oferece no verão, as obras dessa artista nos falam de um mundo bem definido, o dos frutos, que pinta com amor e traço firme.

Inêz Shibata " Rede de Pesca. A artista procura na natureza virgem brasileira, na solidão e no silêncio, as palpitações e os ecos de uma vida junto às origens e às fontes.

Guiomar de Souza " Regata " A obra dessa artista é expressão de vida, feita de realidade, de cor e de luz, que saem de uma paleta diversificada onde os tons e os semitons se entrelaçam, se decompõem e se recompõem num empaste policromático cativante.

Gino Battiston " Praia e Recifes. Trata-se de um artista que ama impor à realidade uma interpretação própria, mais ou menos arbitrária, se bem que plenamente legitimada pela validade da forma.

Fran " Barcos na Praia. Reafirmando os valores mais profundos do ser humano, de postura frente à natureza para obter emoções e sensações, o artista recria sempre um momento de feliz e lírica interpretação.

Fumiko " Rede de Pescador. Um dado preeminente da operosidade dessa artista é o relativo à paginação de sua obra, que, na solidez das estruturas, não concede espaços vazios. Suas imagens humanas exercem o papel de protagonistas e suas ambientações a função de emblemáticos cenários.

Carmen Marçal " Pesqueiro. Sua obra engloba um refinado espetáculo marítimo, cromaticamente realista e rico de luminosidade.

Eduardo Odloak " Marina. O artista nos confia o seu amor intenso pela natureza " céu, mar e terra ", transmitindo-o através de uma sinfonia de cores.

Sergio Berber " Baleeira Azul-e-branco. Seu tema afetivo é o mar, os barcos e os pescadores. O seu figurativismo, entre luzes, sombras e cores, possui algo que, mesmo reproduzido textualmente, carrega o traço de um classicismo impecável.

alesp