Felicidade interior e harmonia de cores nas composições florais de Cleuza Giroldo


Uma curiosa mas sugestiva fusão entre o vivo cromatismo, tipicamente tropical, e o purismo da composição, mais tradicional, pode definir a característica dominante do processo criativo de Cleuza Giroldo. E o resultado é uma festa de cores vivas, linhas decisivas e marcadas; a pintura dessa artista é apreciada pela precisão que dela emana.
Trata-se de uma pintora genuína que faz somente o que sente. Executa suas obras com segurança, técnica e equilíbrio, tanto na delicadeza quanto no rigor das pinceladas que transmitem a fiel preocupação de ser uma interprete fiel, ora impressionista e sempre eficaz.
Assim nascem suas composições florais, seus ângulos ecológicos, suas naturezas mortas, carregadas de tensões quase metafísica, quentes de sopros mágicos.
Sua percepção cria um estado de graça e de ênfase, sinônimos de uma carga interpretativa que a faz realizar e transmitir com felicidade a idéia original na sua orgânica harmonia e na sua luminosa espiritualidade.
A força do sentimento humano de Cleuza Giroldo constitui a marca inconfundível dessa artista e define como a continuidade dos valores tradicionais, unida a uma interpretação moderna pode alcançar excelentes níveis artísticos.
O que pinta não foi programado ou meditado: é instintivo, apaixonado e de uma verdade evidente e agressiva, como na obra Rosas rosa, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que produz ao espectador emoção e grata admiração.
A artista
Cleuza Maria Giroldo nasceu em 1948, na cidade de São Joaquim da Barra, São Paulo. Formou-se em Educação Artística pela Faculdade UNAERP e pós-graduação em Marcketing na Fundação Álvares Penteado. Realizou diversos cursos como: folclore no MASP, óleo sobre tela com a professora Marisa Gallerani, desenho artístico no Liceu de Artes e Ofícios com o professor Alfredo Carlos da Silva, pintura OST, com o professor Sirton Genaro, pintura e composição espacial com a professora Sara Goldman Belz, aprendizagem da Arte e Pintura Contemporânea na USP, professoras Ana Amália Barbosa, Rejane Coutinho e Sofia Fan.
Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: "Jardim das Artes", Santos; Praça Abílio dos Santos Branco, Praia da Enseada, Guarujá; 1º Salão de Artes Plásticas do Guarujá; (2000); Espaço Cultural Shopping Center Sílvio Romero, Tatuapé; Espaço Cultural "Vereador Alberto Marques", Câmara Municipal; Galeria Duarte Masano, Pitangueiras, Guarujá; VII Salão de Artes Plásticas do Jornal das Artes, Clube Ipê São Paulo; Acqua Mundo, Aquário Guarujá, SP (2001); "Formas e Cores", Associação Paulista de Medicina; "Cores, Formas e Emoções", Centro Cultural da Marinha, SP; V e VI Salão da Marinha, Associação Paulista de Belas Artes; XXXIII Salão Primavera da Associação Paulista de Belas Artes (2002 e 2003); "The Collection Bar", Espaço Infraero, Congonhas, SP (2002) e Espaço Cultural V Centenário, Assembléia Legislativa (2003).
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações