Encontro debate a política pública sobre drogas

DA REDAÇÃO
A Assembléia Legislativa sediou, na tarde desta quarta-feira, 26/3, o debate A construção de uma política pública sobre drogas no novo governo do Brasil.
"Estamos promovendo um debate nacional sobre as drogas e suas conseqüências, principalmente a violência urbana", falou o médico Fábio Mesquita, vice-presidente da Associação Internacional de Redução de Danos e coordenador da área de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Mesquita argumenta que uma política anti-drogas voltada apenas para a repressão não resolve o problema. "Queremos uma política social, que trabalhe mais a prevenção e não a repressão. Por isso defendemos a ida da Secretaria Nacional Anti-Drogas para um ministério civil que tenha um poder de articulação grande com a sociedade", ponderou, mostrando como alternativa a vinculação do programa ao Ministério da Justiça (como previa o programa de governo do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva) ou à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, atualmente vinculada à presidência da República.
O deputado Simão Pedro (PT) disse que trabalha com o tema desde a época que em que foi chefe do gabinete do ex-deputado Paulo Teixeira (PT), parlamentar que priorizava o assunto drogas. "Acredito que a mudança no setor político após as eleições pode permitir outro enfoque na política de drogas que não o repressivo, que segue o modelo americano."
Mudar é preciso
Segundo o psiquiatra Evaldo Oliveira, do Instituto Recife Atenção Integral à Dependência, a Secretaria Nacional Anti Drogas deveria trabalhar só com prevenção e deixar a prevenção a encargo do Ministério da Justiça. Ele propõe a inclusão do álcool no rol de drogas lícitas, uma vez que é a droga que mais mata no Brasil e no mundo. "O álcool é a droga mais consumida principalmente entre os jovens de 16 a 25 anos e o maior responsável pelos acidentes de trânsito fatais." Oliveira também defende a aplicação rigorosa da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.
Mônica Gorgulho preside a Rede Brasileira de Redução de Danos e elaborou, com outras entidades de todo o país que cuidam do problema drogas, documento que reúne assinaturas de diversas pessoas que trabalham nesse segmento, dando início ao Movimento de Revisão da Política Nacional de Drogas. "Defendemos a mudança na política nacional, para que priorize a prevenção e o tratamento, vincule a repressão exclusivamente ao narcotráfico e descriminalize o uso de drogas."
No final de janeiro, documento foi entregue a várias autoridades e lideranças: ministros da Segurança Institucional, da Justiça, da Educação, da Saúde, e da Cultura; secretário de Direitos Humanos; deputados federais Paulo Delgado (MG), Nelson Pelegrino (BA) e Fernando Ferro (PE); senador Aloizio Mercadante (SP) e presidente nacional do PT, José Genoíno. Segundo Mônica, todos reconheceram a necessidade de mudanças na política de drogas.
O debate foi uma iniciativa da Rede Brasileira de Redução de Danos, do Programa de Orientação e Assistência a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto Brasileiro Giovanni Falconi de Ciências Criminais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações