Jeremy Rifkin: hidrogênio, o combustível do Século XXI

Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim
O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (PPS), realizou na quinta-feira, 18/9, no Auditório Franco Montoro, em parceria com a Fiesp/Ciesp e a Fapesp, o seminário "Hidrogênio, energia do futuro - Condições sócio-econômicas para a implantação da geração de energia a partir do hidrogênio", com o especialista norte-americano Jeremy Rifkin, presidente da Fundação de Tendências Econômicas e autor do best-seller "A Economia do Hidrogênio".
Para debater o assunto, além do deputado Arnaldo Jardim, estiveram presentes o empresário Antônio Ermírio de Moraes; o diretor da Fiesp/Ciesp, Luiz Gonzaga Bertelli; o presidente da Fapesp, Carlos Vogt; o ex-reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Wilson Quintella; além de representantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Unicamp, das Secretarias estaduais de Energia, Agricultura e Meio Ambiente.
Jeremy Rifkin prevê o surgimento de uma nova economia sustentada pelo hidrogênio, que segundo ele, irá mudar as instituições econômicas, políticas e sociais, a exemplo do que fizeram o carvão e a máquina a vapor na Era Industrial. Para ele, o Brasil pode se tornar a primeira potência mundial na exploração do hidrogênio, exatamente pelos recursos naturais existentes no país.
Rifkin anunciou que o presidente americano George W. Bush tentará criar, em novembro deste ano, uma frente mundial para o desenvolvimento de uma matriz energética do hidrogênio, que abrigará países com tecnologias em desenvolvimento neste setor, inclusive o Brasil.
No entanto, desconfia das reais intenções do presidente americano. Para ele, Bush está determinado a buscar a energia do hidrogênio a partir de combustíveis fósseis (Black Hydrogen) e não de energia renovável como ele prega. Para o Brasil, seria mais importante obtê-lo a partir da biomassa ou do álcool (Green Hydrogen), recursos renováveis e não poluentes.
Para o empresário Antônio Ermírio de Moraes, a tendência energética do século XXI é o hidrogênio. Sobre a possibilidade de investir nessa área, afirmou que dependerá do custo, mas quer colher mais dados sobre o assunto.
O presidente da Fapesp, Carlos Vogt reafirmou prioridade da instituição ao financiamento de pesquisas e projetos sobre células combustíveis.
Para Arnaldo Jardim, o importante, agora, é incluir na matriz energética do país a energia que poderá ser gerada a partir da célula de combustíveis que extráiam o hidrogênio de fontes renováveis.
ajardim@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações