Suplentes tomam posse nas vagas de parlamentares que assumiram secretarias






Milton Flávio, Hélio Nishimoto e Camilo Gava já haviam exercido mandato nesta legislatura
Três suplentes tomaram posse como deputados estaduais nesta terça-feira, 4/1, em vagas abertas com o pedido de licença apresentado por parlamentares que se integraram ao secretariado do governador Geraldo Alckmin. Eles cumprirão mandato até 15 de março, quando assumem os eleitos para a nova legislatura. Hélio Nishimoto e Milton Flavio, ambos do PSDB, assumem no lugar dos tucanos Paulo Alexandre Barbosa (secretário de Assistência e Desenvolvimento Social) e Sidney Beraldo (secretário-chefe da Casa Civil). Substituindo Edson Giriboni (PV), indicado para a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, entra o verde Camilo Gava.
Também convocados por ato do presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, os suplentes Cássio Navarro (PSDB) e Roque Levi Santos Tavares (PPS) não tomaram posse. Eles devem substituir o tucano Bruno Covas, que assumiu a Secretaria do Meio Ambiente, e Davi Zaia (PPS), nomeado secretário de Emprego e Relações do Trabalho.
"É uma satisfação para a Assembleia ter de volta três parlamentares que dignificaram a Casa. Eles cumprirão um mandato curto mas intenso, de grande movimentação política e engajamento na luta conjunta pelo fortalecimento do Poder Legislativo", disse Munhoz durante a cerimônia, que contou ainda com a participação do 2º secretário, Aldo Demarchi.
Nesta legislatura, Flávio, Nishimoto e Gava já haviam exercido mandato. Eles deixaram o cargo no final de março de 2010, quando os deputados que substituíam retornaram ao Parlamento para desincompatibilizar-se de cargos e concorrer às eleições de outubro passado. Os dois tucanos tinham assumido em janeiro de 2009, e Gava em junho do mesmo ano. Eleito em outubro passado, Hélio Nishimoto ainda tomará posse em 15 de março como deputado estadual para cumprir mandato integral, de 2011 a 2015. Leia a seguir um resumo da trajetória política desses parlamentares.
Hélio Nishimoto
Hélio Nishimoto é administrador de empresas e iniciou sua trajetória política em 1996, quando recebeu 1.120 votos para vereador em São José dos Campos. Foi reeleito para mais três mandatos (2000, 2004 e 2008). Em 2006 recebeu 64.012 votos e ficou como suplente na Assembleia Legislativa. Em janeiro de 2009, assim que assumiu a cadeira de deputado estadual, foi convidado a integrar a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, e a compor a Frente Parlamentar do Cooperativismo. Em 2010, Nishimoto concorreu novamente ao cargo e recebeu votação de 78.906 votos, o que lhe garantiu a vaga de deputado pelo PSDB.
Camilo Gava
José Camilo Gava Neto, advogado formado pela Faculdade de Direito de Marília, é pós-graduado em gestão municipal pela Unesp e foi vice-prefeito de Assis de 2001 a 2004. Foi eleito em 2006, como 1º suplente, com 40.565 votos.
Milton Flávio
Urologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, Milton Flávio foi secretário de Saúde e Meio Ambiente naquele município (1993/1994). Em 1994 foi eleito deputado estadual pelo PSDB e reelegeu-se para novo mandato em 1998. Por duas vezes foi líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e integrante das comissões permanentes de Saúde e Higiene e de Ciência e Tecnologia. Foi superintendente do Instituto de Assistência Médica aos Servidores Públicos do Estado de São Paulo de março de 2003 a janeiro de 2005.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações