Assembleia aprova vigilância em caixas eletrônicos

A Assembleia de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 28/10, projeto de lei que obriga vigilância privada em caixa e terminais bancários eletrônicos. O Plenário também derrubou vetos do governador a três iniciativas de autoria parlamentar. As propostas que serão promulgadas pela Casa tratam de cultura, saúde infantil e assistência social.
O Projeto de Lei 703/2009, do deputado Roque Barbieri (PTB), obriga a manutenção de serviços de segurança privada junto a caixas eletrônicos ou automáticos, terminais de atendimento ou autorizados a receber pagamento de contas e faturas. A mesma obrigação abrange casas lotéricas e agências dos correios. O texto foi aprovado com uma alteração feita por subemenda apresentada pelo congresso das comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública, excluindo da obrigatoriedade supermercados e hipermercados que tenham caixas eletrônicos em seus estabelecimentos.
O PL 998/2003, da deputado Maria Lúcia Amary (PSDB), foi um dos que teve veto do governador rejeitado pelos parlamentares. A iniciativa institui atendimento especial e preferencial às mulheres e crianças vítimas de violência sexual. O atendimento consistirá em assistência médico-emergencial e médico-legal prestadas às vítimas no mesmo hospital ou pronto-socorro da rede pública ou privada conveniadas ao SUS. O PL garante ainda exames médicos periciais do Instituto Médico Legal na unidade hospitar de atendimento, bem como o registro de boletim policial de ocorrência. A disponibilidade de atendimento psicológico e de assistênca social também fica assegurado no texto do projeto.
O PL 459/2007, do deputado Bruno Covas (PSDB), foi outra das propostas com veto total rejeitado. O texto obriga o Executivo a promover anualmente a Virada Cultural Paulista. Trata-se de maratona de atividades e eventos culturais e artísitcos de caráter plural, durante 24 horas ininterruptas, no mínimo, a ser realizada em um dos finais de semana de maio. Determina também que a virada seja realizada em pelo menos uma das cidades de cada região adminsitrativa do Estado.
O terceiro veto derrubado pelo Plenário foi o aposto ao PL 907/2003, do deputado Enio Tatto (PT). O projeto institui, no âmbito do Estado, a Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas nas escolas da rede oficial de ensino. Durante a semana, serão realizadas atividades educativas e eventos, a cargo da Secretaria da Educação e das escolas estaduais, para conscientizar os alunos sobre os riscos associados à prática de brincadeiras perigosas. Entre as brincadeiras listadas pela proposta estão soltar balões, empinar pipas em dias de chuva e passar cerol nas linhas de pipas.
A íntegra das matérias que tiveram veto rejeitado e do PL aprovado e sua tramitação estão disponíveis no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no ícone Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações