Campinas e Santos devem ser parceiras no comércio exterior


02/08/2007 17:18

Compartilhar:

Celia Leão, Flavio Benati e Paulo Zimmerman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CELIA LEAO EXPORTACAO E IMPORTACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º Fórum Brasil Comex foi aberto na tarde dessa quarta-feira, 1º/8, em Santos, com a presença de autoridades e representantes de sindicatos e federações ligados ao comércio exterior. Os políticos participantes da mesa na cerimônia de abertura foram o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, a deputada estadual Célia Leão, o deputado federal Márcio França e o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Campinas, Sinval Dorigon.

A deputada Célia Leão disse que as regiões de Campinas e Santos são parceiras nos processos de exportação e importação e devem caminhar juntas para melhorar as condições no trânsito das mercadorias. Ela defendeu um planejamento estratégico em toda a malha rodoviária para suprir o aumento das operações previstas para o futuro do porto de Santos. "Nós precisamos é de agilidade, porque o Brasil cresce em população, em negócios, em empreendimentos, mesmo com todas as dificuldades que o país vive, mas nós não podemos parar pelos problemas", disse Célia Leão.

O ministro-chefe da Secretaria dos Portos, Pedro Brito, participou do encerramento do Fórum, no final da tarde desta quinta-feira. Ele foi representado na abertura por Carlos Alberto La Selva, subsecretário de planejamento portuário. La Selva também participou do primeiro painel do fórum com o tema: Infra-Estrutura e Logística Portuária, onde apresentou o projeto do Novo Modelo de Gestão Portuária e defendeu a integração das operações em todos os portos do Brasil. Representando o Ministério da Infra-Estrutura e Comércio Exterior, estava Luiz Fernando Antonio.

No segundo painel, com o tema Integração dos Órgãos de Fiscalização, profissionais de vários órgãos como a Receita Federal, Infraero e Ministério da Agricultura, apresentaram dados sobre as atividades e mostraram exemplos de agilidade. O gerente de Logística da Regional Sudeste da Infraero, Carlos Alberto Alcântara, falou sobre o programa VCP Express de Viracopos e sobre outro projeto em fase de teste, chamado de Aeroportos Complementares, que pretende ocupar espaços ociosos integrando os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e de São José dos Campos, em um segundo momento.

cleao@al.sp.gov.br

alesp