Rio e cachoeiras incrementam turismo em Piraju


Com cerca de 28 mil habitantes, Piraju, no Oeste Paulista, tem como um de seus principais símbolos o rio Paranapanema, um dos únicos de grande porte não poluídos no Estado de São Paulo. E é próximo de sua margem, onde viviam pequenas tribos cayowás, que começa a história da cidade: Tijuco Preto, a primeira designação do município, possivelmente foi dada pelos indígenas.
A partir de 1800, o local vai gradativamente se tornando ponto de ligação entre São Paulo e Paraná. A terra fértil e a abundância de água estimularam colonos a se estabelecer no local. Assim, em 1871, foi instituída a freguesia São Sebastião do Tijuco Preto, pertencendo ao município de São João Batista do Rio Verde (hoje Itaporanga). Elevada à categoria de vila, tornou-se município em 25 de abril de 1880, pela Lei Provincial 111, mas somente em 1891 recebeu sua denominação definitiva: Piraju, que em tupi-guarani (pira-yu) significa peixe amarelo.
A expressiva produção de café durante a primeira metade do século passado levou Piraju a significativo progresso. Hoje, a cidade é conhecida internacionalmente pela produção de café de qualidade. Em 2002, Piraju transformou-se em estância turística. Por sua beleza natural e profusão de cascatas e represas, apresenta vários atrativos para a prática de esportes aquáticos, como rappel, conoagem e competições de jet ski.
Cachoeiras
Com queda d"água de mais de 50 metros, a cachoeira Palmital tem acesso pela estrada de Timburi e recebe muitos praticantes de rappel.
A cachoeira Capitão Mourão conta com boa infraestrutura para atendimento ao turista. Fica a quatro quilômetros da antiga estrada velha Piraju-Sarutaiá. No local está instalada uma das poucas saunas a lenha existentes no Estado.
Represa de Jurumirim
Localizada a 17 quilômetros da cidade, a represa de Jurumirim é a maior de Piraju e conta com prainha e área de camping. Situada na represa, a Pedrinha é bastante frequentada pelos praticantes de pesca e camping. A cidade é banhada ainda pelas represas Xavantes, Piraju e Paranapanema. Junto a esta, a famosa Escada dos Peixes constitui um belo espetáculo, com a subida dos peixes na época da piracema.
Ao lado da represa de Jurumirim, a ponte Cerqueira César é um dos locais mais procurados pelos adeptos da pesca. A pesca no rio Paranapanema também é praticada no parque do Dourado em busca do peixe que deu nome à cidade. A cerca de três quilômetros do centro de Piraju, o parque do Dourado tem churrasqueira e um bosque de grandes dimensões, com trilhas para caminhadas ecológicas, e águas de forte correnteza.
Há ainda a floresta Piraju, de propriedade do Estado, que tem 500 alqueires de mata nativa, lagos, diversas espécies de animais e trilhas para caminhadas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações