Secretária da Educação visita a Assembléia
16/05/2007 21:41

mau.jpg)
mau.jpg)
A secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, e sua equipe mantiveram nesta terça-feira, 16/5, encontro com o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima (PSDB), e o 1º secretário, deputado Donisete Braga (PT).
Maria Lúcia fez um relato das principais metas da secretaria e respondeu a questões dos parlamentares sobre temas que têm gerado discussão, como o projeto Escola da Família, a informatização das unidades de ensino e a progressão continuada.
No Escola da Família houve, de fato, segundo a secretária, uma redução no número de escolas que desenvolvem o projeto. "Todas as escolas permaneciam abertas, mesmo que não houvesse demanda. O que fizemos foi racionalizar. Hoje 50% das unidades mantêm o programa de uma forma que garanta o acesso à totalidade dos alunos, mas com custos inferiores, e os bolsistas do programa foram realocados", explicou.
Sobre informatização, a equipe da secretaria informou que todas as 5.430 escolas estaduais dispõem de uma sala de informática. Na expansão prevista, as salas de informática deverão ter o número de computadores ampliado e todas as salas de professores terão um computador conectado à internet à disposição dos educadores. Segundo a equipe, há um esforço para que a informática seja incorporada de forma definitiva aos recursos pedagógicos utilizados pelos professores.
Quanto à progressão continuada, a secretaria irá reduzir de quatro para dois anos o período em que os alunos serão avaliados. "As avaliações vão ocorrer a cada dois anos, na 2ª série, na 4ª, na 6ª e na 8ª. Se o aluno apresentar desempenho abaixo do esperado ele será realocado para uma sala de reforço e fará a recuperação dos dois anos em um e, posteriormente, voltará a cursar regularmente. Ou seja, se é avaliado na 2ª série e precisa de reforço, fará mais um ano e, depois, continuará os estudos na 3ª série. Com isso acreditamos que o desempenho será melhor e evitaremos a evasão escolar, que era característica quando da reprovação", disse Maria Lúcia.
Repercussão
O encontro, que aconteceu nas dependências do Palácio 9 de Julho, foi considerado muito positivo pela titular da secretaria. "Quando uma conversa acontece entre pessoas que têm o mesmo interesse, os frutos nascem naturalmente. O encontro foi muito agradável e sinalizador de que vamos caminhar com este diálogo franco e aberto", afirmou.
"A discussão de políticas públicas deve se dar em todos os níveis e a Assembléia é um lugar privilegiado para este debate, pois são 94 parlamentares que vêm de realidades e regiões diferentes, com a possibilidade de contribuir para o aprimoramento das ações governamentais. Todas as vezes que pudermos fazer uma discussão com os secretários estaduais da forma como ocorreu hoje, independente das disputas partidárias, o ganho será para a população", concluiu Vaz de Lima.
O 1º secretário também destacou a importância do encontro. "A reunião foi muito proveitosa, pois no Estado são mais de 5 milhões de estudantes. Esta é uma área sensível, que preocupa nossa bancada. Temos grande interesse em que a formação continuada dos educadores seja garantida. A presença da secretária e de sua equipe é positiva, pois vários debates de projetos importantes vão ocorrer, como a alocação de recursos para a área da educação no Orçamento do Estado".
O presidente da Assembléia Vaz de Lima declarou à secretária que o projeto da SPPrev deverá ser votado na próxima semana.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações