Museu de Arte - O "pop irreal" de Luiz Badia, mais real que a própria realidade


Um dos raros dons que Luiz Badia possui é o de conseguir exprimir a realidade do dia-a-dia através de uma série de temas que entram na história dos temas usados por inúmeros artistas em qualquer época.
O pintor colhe nas experiências dos mestres como Otto Dix e Guttuso, o que lhe serve para inserir o seu discurso sobre o tema do realismo, que neste início do terceiro milênio está envolvendo artistas os mais diversos. Trata-se de um pintor de formação que à pintura dedica todos os seus recursos para enfrentar nos problemas o próprio raciocínio.
Num certo sentido, cada quadro transmite o clima de algo envolvente e sensível, algo dotado de uma estrutura vital e de uma sua organicidade pronta a sobressair de um contexto aparentemente de referência à realidade que o circunda, mas, com efeito, responde a exigências de tipo psicológico, portanto mais intimas e profundas.
Se Luiz Badia confere à figura feminina um valor de tão integral transfiguração, ainda uma vez, é a luz que lhe permite projetar as imagens sugeridas da realidade dentro de um espaço ideal, feito de magia e de fabula, onde a natureza reencontra todo o fascínio que a civilização das maquinas lhe subtraiu.
O Artista
Luiz Badia, nasceu em 1966, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Pintor, desenhista e músico, iniciou seus estudos em pintura em 1982, no Museu de Arte Moderna do Rio com o prof. Raimundo Colares. Estudou ainda com o prof. Charles Watson na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1984) e freqüentou cursos no Atelier Belo Marques. Em 1990, formou-se em na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Realizou exposições em várias cidades do Brasil e do exterior, destacando-se entre elas: Galeria Restauração, em Lisboa, Portugal, 1988; na Casa de Cultura Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 1999; na Casa do Brasil, em Scottsdale, Arizona, 2000 e na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, no mesmo ano.
Participou ainda de mostras coletivas, na Galeria dos Arcos, Lisboa (1990); na Galeria Imagem, Rio de Janeiro (1998), na Ambassador Galerie, Nova York (2001); na galeria Arte Maior, Recife, e no Art Center, Palm Springs, Califórnia (2002) e no Espaço Cultural V Centenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (2009).
Sua obra é mencionada nos livros Os Vários Perfis da Arte Brasileira, de Ledy Mendes Gonzales, publicado pela RBM Editora, 1997 e Arte Carioca - Ano 2000, de Celso Bastos, editado pela Livro Arte do Rio de Janeiro. Possui obras em coleções particulares no Brasil, Portugal, Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
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