Parlamento Jovem discute principais problemas do Estado



DA REDAÇÃO
Levar os estudantes de ensino médio a discutir os principais problemas do Estado foi o objetivo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao instituir o Parlamento Jovem, que em 2003 completou cinco anos. No programa, são selecionados, em escolas de todo o Estado, 94 deputados jovens, por meio da votação de projetos elaborados durante o ano letivo. Os escolhidos viverão a rotina de um parlamentar do Poder Legislativo paulista durante um dia.
Com partidos estruturados em torno de grandes temas, como Educação, Agricultura, Juventude e Segurança, entre outros, os jovens deputados entram no mundo formal da política com diplomação e juramento solene, no Plenário da Assembléia, diante de deputados titulares. O ponto alto é a eleição da Mesa Diretora, nos moldes de cada início de uma legislatura no parlamento paulista, e toda a cerimônia é acompanhada por pais, amigos e professores. Os jovens usam a tribuna para defender seus projetos, levam a sério as atividades programadas, dão entrevistas, expõem seus pontos de vista.
O Parlamento Jovem, sempre em novembro de cada ano, em 2003 teve uma inovação: a partir de agora, uma edição concentrará jovens do ensino médio e outra, do ensino fundamental, alternadamente.
Como os partidos jovens tratam de temas gerais de interesse da sociedade, a cada ano um assunto acaba dominando, revelando, de certa forma, tendências da sociedade na faixa etária dos participantes. Desde a sua primeira edição, em 1999, quando foi criado, tem havido uma predominância de mulheres. No Parlamento Jovem de 2003, além da presença maciça feminina, os deputados jovens destacaram o papel dos portadores de deficiência em todos os setores da sociedade, deixando claro que é hora de repensar o papel dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade brasileira: foram eleitos, por ampla maioria, Fábio de Sá e Silva, deficiente auditivo, para presidente, e Dennis Rocha de Lima, que usa cadeira de rodas para se locomover, para vice-presidente.Representantes do Partido dos Direitos Humanos, minoritário, foram eleitos com um projeto que torna obrigatória a presença de intérprete na linguagem de sinais (libras) no atendimento ao público em órgãos e instituições públicos e privados.
Como vem acontecendo nesses cinco anos, novamente o Partido da Educação teve a maior bancada do Parlamento Jovem. Seus 33 integrantes concordaram que é necessária a criação de programa para a prática de cidadania nas escolas, que, em conseqüência, se refletirá nos municípios e no país.
O Parlamento Jovem tornou-se realidade na gestão do então presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris (PSDB), em parceria com os deputados César Callegari (PSB) e a deputada Célia Leão (PSDB), autora do primeiro projeto apresentado no Legislativo com este objetivo. O evento acontece todos os anos, sempre em novembro.
A sabedoria do Parlamento Jovem
Marcos Roberto Loncorovici Júnior, 17 anos, foi eleito pelo Partido da Juventude. Natural de Marília, concluiu o 2º ano do ensino médio na Fundação Bradesco. A trajetória que percorreu até o plenário da Assembléia ilustra o saudável efervecência de sonhos, expectativas e idéias que motivaram os 94 deputados da edição 2003 do Parlamento Jovem.A partir da sua observação pessoal da realidade atual do jovem e do idoso, decidiu participar da iniciativa com um projeto que cria o Centro de Apoio ao Jovem (CAJ). A dificuldade de o jovem se inserir no mercado de trabalho e a exclusão daquele que se aposenta foram o foco da proposta: o centro teria o aposentado colocando sua experiência de vida à disposição das novas gerações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações