Felipe Veneziano: políticos corruptos devem ser severamente punidos

DA REDAÇÃO
Felipe Bonsenso Veneziano, 14 anos, participou da 4ª edição do Parlamento Jovem (PJ), no ano passado, pelo Partido da Educação, sendo eleito seu líder. O projeto apresentado recomendava a inclusão de aulas de primeiros socorros e pronto atendimento, principalmente aulas práticas, para o ciclo II do Ensino Fundamental. "Para montar o projeto, tomei como base algumas pesquisas e reportagens nas quais se demonstrava que muitos acidentes que ocorrem no dia-a-dia, como paradas cardíacas, desmaios, picadas de ofídios, acabam não sendo resolvidos de maneira correta pelo fato de as pessoas nunca terem tido instruções sobre como agir diante dessas situações", esclarece o deputado jovem. Lamentando não poder participar do PJ deste ano, que vai receber somente estudantes do Ensino Médio, ele afirmou já ter algumas idéias de projetos para o futuro.
Cursando atualmente a 8ª série, no Colégio Cidade de Piracicaba, pretende seguir carreira diplomática, aspirando também a carreira política. "Quero ser presidente da República" declara.
Transmissão de experiência
Para divulgar a 5ª edição do PJ, que ocorre em novembro deste ano, aproveitando sua experiência enquanto deputado jovem, durante três dias, Felipe visitou todas as salas de 1º a 3º ano do ensino médio do colégio onde estuda, esclarecendo as dúvidas dos estudantes, contando sua experiência, exibindo trechos de fitas de vídeo do PJ/2002. "Tudo para incentivar a participação dos alunos neste importante evento", ressalta. "Fiz isso nas duas unidades do Anglo de Piracicaba. Agora, ajudo na coordenação e seleção dos trabalhos, esclarecendo dúvidas de alguns alunos que me procuram, ou seja, exerço meu cargo", esclarece.
Como deu para perceber, Felipe é um estudante participativo, engajado na vida da comunidade escolar. "Minha escola não possui grêmio estudantil nem associação de alunos e já sugeri que fossem criados", declara, acrescentando que a escola promove campanhas sociais durante todo o ano, como a do agasalho, a do desarmamento infantil, campanhas contra a fome.
O deputado jovem procura estar atento aos acontecimentos do país, assistindo a telejornais e discutindo as notícias e acontecimentos. "A última discussão que tive com minha mãe e minha avó versava sobre reforma tributária e da previdência", comenta.
Punição para os corruptos
Para ele, "a política é o típico exercício da cidadania, e ser político é representar toda a população e lutar pelo seu bem-estar". E complementa: "Muitas pessoas nascem com o dom da política, de saber representar o povo, de liderar o povo. Mas os políticos corruptos acabam iludindo o povo com utopias e devem ser severamente punidos".
Além de ser leitor assíduo de jornais e revistas, citando Folha de S. Paulo, Jornal de Piracicaba, Estado de S. Paulo, Veja, Super Interessante, Galileu, Istoé, Istoé Dinheiro e Época, o deputado jovem é amante de livros, já tendo lido Hamlet, Histórias Fantásticas, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Encontro na Montanha Vermelha, dentre outros.
O jovem deputado cita a violência e o desemprego como os principais problemas que sua cidade enfrenta e comenta: "Os dois estão interligados. Então, se aumentarmos a oferta de empregos e de oportunidades e dermos uma vida melhor à população, com certeza a violência diminuirá, mas não terá fim. Sendo assim, com um policiamento maior e a aplicação correta das leis, ela diminuirá ainda mais". E assevera: "Se a prefeitura administrar melhor o dinheiro público, criar obras para empregar a população e atrair mais empresas, teremos um desemprego menor".
Ao finalizar a entrevista, o deputado jovem parabenizou os deputados que propuseram a idéia de um Parlamento Jovem Paulista, refletindo que "eles possibilitaram que tantos jovens se interessassem mais pela política".
"Deveria ser implantada uma lei nacional para criar o Senado Jovem, a Câmara Federal Jovem, e as Câmaras de Vereadores Jovens, além das Assembléias Jovens por todo o país", aconselhou, argumentando que todos os jovens têm o direito e o dever de participar da política e de ajudar os governantes e a população.
"O parlamento jovem foi uma das melhores experiências de minha vida, e recomendo a todos os jovens participarem. Um exercício de cidadania e da força jovem", arrematou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações