Acordo de Ilha Solteira e Monte Isola (Itália) é celebrado com mensagem do presidente da Assembléia


Da assessoria
As cidades de Ilha Solteira (Brasil) e Monte Isola (Itália) celebraram sábado, dia 13/9, um acordo visando o intercâmbio cultural, social, econômico, comercial e humanitário entre as duas cidades, mais conhecido como "Gemellaggio", ou seja, cidades irmãs. Trata-se de correspondente cerimônia italiana em retribuição à realizada em Ilha Solteira em junho passado.
A cerimônia contou com a presença de Mirko Tremaglia, ministro de Estado para os italianos no exterior; de Angelo Colosio, prefeito de Monte Isola; de vários prefeitos da região; além de autoridades civis, religiosas e militares.
A delegação brasileira constituída por Dilson Cesar Moreira Jacobucci, prefeito de Ilha Solteira, acompanhado de sua esposa, Cleuza Jacobucci, Riccieri Patini e Luciene G. P. Moraes, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Ilha Solteira (AIBISA), teve a participação ainda de Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado.
A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do município italiano e seguida da entrega dos títulos de "Cidadão Honorário de Monte Isola", aprovados por unanimidade pelo Conselho Municipal local, ao prefeito Dilson Jacobucci, ao diplomata Emanuel Massarani e ao ministro Tremaglia.
Primeiro orador da noite, Emanuel Massarani, além de historiar a realização do acordo, fez a entrega das mensagens que o deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, enviou ao ministro Tremaglia e ao prefeito Angelo Colosio. O parlamentar paulista, após congratular-se com a celebração do "Gemellaggio", destacou: "a medida, que irmana municípios brasileiros e italianos à semelhança de muitas outras que a antecederam, consubstancia importante passo para o fortalecimento de suas relações econômicas e culturais, além de intensificar os laços de afetividade que unem os nossos povos".
O prefeito de Ilha Solteira agradeceu o título recebido do povo de Monte Isola e ressaltou os resultados que já estão sendo alcançados com o "Gemallaggio". Citou por exemplo a inauguração, no mesmo dia, do Centro Turístico e Cultural Ilha Solteira-Monte Isola, instalado numa antiga edificação do Século XVII, recentemente restaurada, onde foi aberta também uma mostra dos artistas de Ilha Solteira, Luis Matos e Marcos Passarelli, com obras realizadas sobre papel reciclado feito a base de frutas e fibras tropicais, elaboradas em sua cidade.
O prefeito Dilson Jacobucci informou aos presentes que a Biblioteca italiana, recentemente criada, passará a denominar-se "Marzio Tremaglia" em memória ao filho do ministro italiano recentemente falecido. Houve ainda a entrega de presentes ao titular da pasta dos italianos no exterior, ao prefeito Colosio e ao Conselho Municipal de Monte Isola.
Ao encerrar o evento, o ministro Tremaglia ressaltou que o "Gemellaggio" significa a união de sentimentos e amizades, uma relação entre terras e culturas que têm na italianidade uma raiz comum. "O Brasil significa para nós nada menos do que 27 milhões de italianos. São Paulo é sem dúvida a maior cidade italiana fora dos confins peninsulares."
A delegação brasileira tem recebido manifestações de carinho e amizade tanto por parte das autoridades quanto da população local, e tem participado ainda de visitas a cantinas na região de vinhos denominada "Franciacorta" e nas empresas "Nuova Boschi" e "Manghenzani e figli", respectivamente produtores do presunto San Daniele e do parmesão reggiano. Todas as manifestações têm sido realizadas com eventos musicais e danças folclóricas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações