Toma posse a nova diretoria do Conisud

O deputado João Caramez (PSDB) participou na noite de sexta-feira, 2/2, da posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante de Farias (PSB), que assumiu o cargo para o biênio 2007/2008. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Taboão.
Caramez tem forte atuação na região sudoeste e participou ativamente da formação do consórcio em 2001, dando apoio efetivo aos prefeitos do Conisud, composto pelos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Evilásio Farias lidera a nova diretoria substituindo o prefeito de Embu, Geraldo Leite Cruz (PT), e tem ao seu lado o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge José da Costa (PMDB), como vice-presidente. Segundo Evilásio, hoje o consórcio tem mais peso que no passado, já que uma lei federal de 2005 passou a reconhecer a entidade em âmbito nacional.
As ações do Conisud visam, principalmente, a cooperação entre os municípios para resolver questões comuns. "O maior problema da região atualmente é a questão do lixo. Todas as cidades sofrem com isso. Hoje, para um município criar uma usina de lixo é inviável, mas, se juntarmos duas ou três cidades, pode passar a ser uma realidade."
A questão do lixo foi ressaltada também pelo vice-presidente do consório, que aproveitou a ocasião para desabafar sobre os problemas que vem enfrentando em Itapecerica da Serra. Há poucos dias, o aterro sanitário de Itapecerica foi interditado pela Cetesb. "É uma situação muito complicada, pois sabemos que precisamos nos adequar às regulamentações, mas, infelizmente, não tivemos tempo. A interdição prejudicou ainda mais a situação, porque não temos onde depositar o lixo coletado diariamente no município", explicou Jorge Costa.
Audiência na Secretaria do Meio Ambiente
Diante das declarações de Costa, o deputado João Caramez fez uma ligação para Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente, e solicitou uma audiência para o início desta semana. A notícia da audiência na terça-feira com o secretário foi dada durante o discurso do deputado e recebida com aplausos por todos os presentes.
"A formação do Conisud foi fundamental para a região sudoeste. Os seis municípios juntos representam quase um milhão de pessoas que precisam de atendimento. Com essa união suprapartidária, podemos pensar e executar o desenvolvimento sustentado, com ações integradas, para promover o crescimento de maneira ordenada, inteligente e sem prejudicar o meio ambiente", finalizou Caramez.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações