Seminário discute arranjos produtivos locais
23/06/2004 21:18

DA REDAÇÃO
"A questão do desenvolvimento inclusivo e descentralizado é importante para gerar renda e agregar valor aos produtos das várias regiões do Estado, alterando, inclusive, a política macro-econômica", alertou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, na abertura do seminário Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o desenvolvimento Sustentado do Estado de São Paulo, realizado na manhã desta quarta-feira, 23/6.
Para Beraldo, temos recursos, experiência acumulada e estudos para compreender e trabalhar de forma mais efetiva e eficiente com os APLs. "Agora precisamos promover desenvolvimento com geração de emprego e agregação de renda", reiterou.
O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, garantiu o empenho total do governo do Estado aos projetos de arranjos produtivos na tentativa de realinhar o desenvolvimento de São Paulo. "É preciso devolver ao interior sua capacidade de criar trabalho e renda", ponderou Meirelles.
Para o representante do Sebrae/SP, Alencar Burti, "esta é uma oportunidade que se abre para as pequenas empresas, aliadas aos grandes grupos, que, na busca da contenção de custos, acabam reduzindo postos de trabalho". E arrematou: "A união dos pequenos representa oportunidade de inclusão."
Atividades do IPT
Segundo definição aventada pelo diretor do Instituto Paulista de Tecnologia (IPT), Guilherme Ary Plonski, processo, cooperação e inovação são os três elementos básicos de qualquer APL. Tendo isso em vista, há que considerar as dimensões territoriais, a diversidade de atividades e governança e cooperação entre os atores/agentes, mas sobretudo o conhecimento. "A questão do conhecimento é importante por estar ligada ao capital social, que acaba por assegurar a eficiência coletiva, trazendo uma inovação por aprendizagem em interação", assegurou.
Plonski falou das ações do IPT, através do Programa de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo) e do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), espalhadas por todo o Estado, dando especial ênfase ao setor calçadista nos municípios de Birigüi, Franca, Jaú, Santa Cruz do Rio Pardo e São Joaquim da Barra, além do projeto de apoio às fontes de água cristalina em Embu-Guaçu, Itapecerica e São Lourenço da Serra e Juquitiba.
Segundo ele, o desafio do IPT, hoje, é o capital social que assegura a cooperação e coesão social, com modelos modernos de gestão e governo, inclusão tecnológica e digital, chegando a arranjos produtivos inovadores para geração de postos de trabalho e renda. "Nossa proposta é uma gestão estratégica para a efetividade do esforço paulista, com vistas ao desenvolvimento sustentado", concluiu, anunciando a criação de um núcleo voltado para os APLs dentro do Espaço de Tecnologia do Parlamento paulista.
Rede USP de conhecimento
As ações da Universidade de São Paulo (USP) para o desenvolvimento sustentado de São Paulo têm como objetivo a busca da inovação, que é a agregação de valor econômico e social ao conhecimento, sendo um processo que exige entrosamento entre pesquisa básica de caráter científico e pesquisa e desenvolvimento empresarial.
Com 4.800 professores, espalhados pelas várias unidades e departamentos nos campi da Capital, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, São Carlos e Pirassununga, a universidade conta com 36 núcleos de apoio à pesquisa, com os professores em rede, além de nove núcleos de apoio e extensão.
"Nosso desafio é promover condições institucionais para ampliar a utilização da rede de conhecimento e inovação", garantiu o professor Oswaldo Massambani.
Desse desafio, nasceu a Agência USP de Inovação, para identificar, apoiar, promover, estimular e implementar parcerias com o setor produtivo e o governo na busca do desenvolvimento do Estado.
Agência de Inovação da Unicamp
O relacionamento universidade/empresa foi um dos motivos da criação da Agência de Inovação da Unicamp em setembro do ano passado. "A maior parte da pesquisa desenvolvida no Brasil é feita nas universidades, quando deveria ser realizada nas empresas", ponderou o professor da Unicamp, Roberto Lotufo. Segundo ele, é importante a criação de parques tecnológicos próximos às universidades com o objetivo de aumentar a riqueza da comunidade, através da promoção da cultura da inovação e da competitividade das empresas e instituições. "É preciso aumentar esses arranjos locais próximos às universidades", opinou, garantindo que o desafio da Unicamp, neste momento, "é encontrar novos meios de escoar a tecnologia produzida na universidade para as empresas, gerando emprego e renda"
Contribuições da Unesp
Com 16 campi espalhados pelo Estado, a Unesp tem procurado um contexto de descentralização de políticas públicas, planejando e buscando o desenvolvimento local. "Neste sentido não podemos deixar de levar em consideração certas especificidades como a rivalidade entre os municípios na busca de recursos", observou o professor Sérgio Azevedo Fonseca.
"Em contrapartida, é preciso observar as complementaridades intra-regionais e um melhor gerenciamento dos problemas comuns, dos recursos naturais partilhados, das cadeias produtivas integradas, da insuficiência de escalas locais e das capacitações diferenciadas e complementares", destacou.
Acordos de cooperação
Durante o evento, foram assinados dois acordos de cooperação. O primeiro, entre a Assembléia e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo tem como objetivo a cooperação institucional e o assessoramento técnico na formulação de políticas estaduais de ciência, tecnologia, desenvolvimento econômico sustentável e turismo. O outro, entre a Assembléia e o Sebrae-SP, quer promover o intercâmbio, a cooperação institucional e o assessoramento técnico na formulação de políticas estaduais de desenvolvimento sustentável, de fomento à competitividade e aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte industriais, comerciais, agrícolas e de serviços.
Além dos deputados Waldir Agnello (PTB), Jonas Donizette (PSB) e Edson Aparecido (PSDB), participaram do evento o presidente do TRE/SP, Álvaro Lazzarini; o vice-presidente da Fiesp, Vladmir Sperandeo; o diretor-superintendente do Sebrae/SP, José Luiz Ricca; a representante da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Elisabete Cechin; entre outros.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações