Eventos esportivos na Baixada Santista integram Calendário Turístico

A Maratona Aquática Internacional de Santos " Troféu Renata Câmara Agondi e o Desafio da Mata Atlântica A Tribuna/Cubatão serão incluídos no Calendário Turístico do Estado de 2009. A novidade foi confirmada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), autor dos projetos de lei nesse sentido, aprovados pela Assembléia Legislativa.
A medida permitirá que as provas sejam divulgadas em todo o Estado, nos materiais informativos produzidos pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. Paulo Alexandre propôs ainda o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing para atrair turistas à região no período de realização dos eventos.
Para o parlamentar, as duas competições fortalecem o turismo regional, ao mobilizar grande número atletas, preparadores físicos e jornalistas, entre outros profissionais. Muitos deles são de outros estados e países.
No caso da Maratona Aquática Internacional de Santos, que será realizada no dia 26/1, a presença de atletas estrangeiros de alto nível faz com que a prova tenha a cobertura dos principais veículos de comunicação do país, o que, indiretamente, ajuda na divulgação dos atrativos turísticos da Baixada Santista.
"Dias antes da maratona, os hotéis já registram grande procura de reservas. Como a disputa ocorre no verão, a maioria acaba prolongando o tempo de permanência na cidade", destaca o deputado.
O parlamentar também ressalta a importância do Desafio da Mata Atlântica. "Além de despertar a atenção para o potencial turístico da região, contribui para divulgação de uma área de singular importância histórica e ambiental", explica.
Com percurso de 7,5 quilômetros, subindo pelo Caminho do Mar (Estrada Velha), a prova permite a contemplação das belezas naturais da serra, em um dos trechos onde a preservação da natureza se faz presente. Durante o trajeto, os atletas percorrem os mesmos caminhos desbravados pelos bandeirantes no período de colonização e do Império. "É como se fosse uma aula prática de ecologia e história", conclui Barbosa.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações