Apae de Sorocaba atende 260 excepcionais


04/05/2010 18:06

Compartilhar:

Ivo Peres e Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/HAMILTONAPAESOROCITY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) visitou a Apae de Sorocaba, no dia 3/5. A entidade presta atendimento educacional a 200 excepcionais, sendo que outros 60 participam das atividades de estimulação, voltadas para crianças de três meses a seis anos de idade.

Segundo o presidente da entidade, Ivo Peres, a Apae garante ainda a educação profissionalizante aos jovens de 14 a 17 anos e presta acompanhamento aos portadores de deficiência intelectual com mais de 17 anos. "Todo esse trabalho é oferecido gratuitamente", explicou. "Do total da nossa arrecadação só 50% são recursos públicos, sendo que o restante vem das doações da sociedade civil organizada", completou.

Outro trabalho realizado pela entidade é o de identificação de vagas no mercado de trabalho que possam ser ocupadas por excepcionais. Segundo Ivo, a partir dessa identificação a Apae realiza o treinamento dos seus atendidos para que possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho, dentro da cota de vagas para portadores de deficiência.

A ampliação da sede da entidade é um dos sonhos alimentado pela direção da Apae, que tem o objetivo de prestar atendimento em saúde aos deficientes intelectuais com o respaldo de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde). "Hoje essas pessoas são atendidas na rede básica de saúde", explicou Ivo. "Nosso plano é de oferecer uma espécie de ambulatório de especialidades para atendimento a esse público específico", completou.

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho da Apae Sorocaba pode acessar o site da entidade em www.sorocaba.apaebrasil.org.br. Para fazer doações, a entidade deve ser contactada, através do telefone (15) 3219-2499 ou do e-mail sorocaba@apaebrasil.org.br

alesp