Ato na Assembléia ratifica apoio do PCdoB a Lula


DA REDAÇÃO
Com o auditório Teotônio Vilela lotado, o Partido Comunista do Brasil anunciou a decisão do Comitê Central de firmar uma coligação nacional com o PT. Dirigentes nacionais, parlamentares e militantes do partido aclamaram a decisão e ratificaram a aliança programática que apóia a candidatura Lula e a de José Genoino ao governo do Estado.
Aos gritos de "Vai avançar a unidade popular", "Brasil urgente Lula presidente", os militantes do PCdoB saudaram os diversos oradores que ocuparam o microfone. O presidente nacional do partido comunista, Renato Rebelo, ao fazer uma análise da conjuntura política que o país atravessa, considerou as duas últimas décadas, 80/90, como "décadas perdidas e perversas" e prescreveu como única alternativa a aliança das forças progressistas que têm em Lula seu representante. Para o dirigente, a instabilidade sentida nos últimos dias e a grave crise que o país atravessa são um reflexo da política e dos compromissos assumidos pelo governo Fernando Henrique. "Governo que conduziu a nação a uma guerra social e que governa em condomínio com o FMI", afirmou Renato, para quem a aliança firmada nesta quinta-feira pode e deve traçar um "novo rumo para o Brasil".
O presidente nacional do PT, José Dirceu, afirmou que a aliança entre o PT e o PCdoB, que vem sendo construída ao longo dos últimos 20 anos, e que está expressa na candidatura Lula, representa o anseio de 73% da população, que querem mudanças. Para o dirigente partidário, a presença de diversos líderes e deputados do PT no ato "demonstra a importância desta aliança para o partido".
O deputado Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal, que juntamente com a secretária-geral do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Telma Ribeiro, compareceram ao ato para demonstrar o apoio que membros destas organizações partidárias dão a candidatura Lula , afirmou que o partido está próximo de integrar oficialmente a aliança em prol da candidatura do petista, "só faltam alguns ajustes regionais", declarou.
Lula confirmou durante o encontro o apoio do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, do PMDB, a sua candidatura.
Encerrando o ato, o candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva iniciou seu pronunciamento afirmando que "hoje era um dia muito feliz , pois como desejava João Amazonas, líder comunista recentemente falecido, as forças progressistas, apesar de suas diferenças, tinham a compreensão de que o momento exige o esforço de todos para superar as dificuldades e devolver a auto-estima ao povo brasileiro". Interrompido diversas vezes pelos gritos de "Brasil urgente Lula presidente", o candidato reiterou que o partido está maduro para enfrentar as dificuldades impostas pela nova ordem econômica mundial. "Não vamos rasgar os contratos, mas vamos negociar em outras bases, com a cabeça erguida e o compromisso com a nação brasileira", observou. Lula afirmou que o seu governo será o governo do diálogo, das grandes reformas que o país precisa e que todos os atores sociais serão convidados a discutir saídas para que o país reafirme sua independência e desenvolva todos os seus potenciais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações