Museu de Arte - Francisco de Assis no século XII e a UNESCO no século XX na luta pela preservação dos animais






A UNESCO, preocupada em proteger os animais da exploração, do abandono, do trafico e do extermínio, aprovou em 1978 a Declaração Universal dos Direitos do Animal, a fim de que o conhecimento humano se volte também em benefício dos bichos.
Desde então, o dia 04 de outubro é consagrado anualmente como o Dia Mundial dos Animais, coincidindo com a data em que se festeja o dia dedicado a São Francisco de Assis, consagrado como o santo protetor dos animais, que a eles se referia como irmão Pássaro e irmã Leoa.
Vale salientar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente " IBAMA, responsável pela publicação da lista oficial de animais ameaçados de extinção, elaborada em conjunto com comitês e grupos de trabalho de cientistas especializados em cada grupo animal acaba de alertar que o Brasil possui cerca de 218 espécies desses animais.
Leonardo da Vinci em pleno século XV afirmava: "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra humanidade". Enquanto aguardamos ansiosamente esse dia homenageamos a data reproduzindo obras temáticas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
"SÃO FRANCISCO DE ASSIS" " Francisco Rosa
O artista descobriu poesia nos materiais tecnologicamente que, uma vez transformados, ganham um novo valor em suas composições,
"ARARAS NA AMAZÔNIA" - Antonio C. Moraes
Inspirado na natureza o artista nela encontra o fascínio e os germes da exaltação, testemunho de poesia e da eterna repetição dos fenômenos criativos. Emoção, sentimentos e fantasia são elaborados na meditação e na "reverie" e expressos com apurada técnica e sensibilidade.
"SALVEMOS AS TARTARUGAS" - Ronaldo Dalcin
Sua pintura parte de uma preciosa relação visual com a realidade para atuar uma transfiguração gradual do elemento naturalístico que acaba com a perda de conotações verístas para assumir conotações emotivas e sentimentais sobre o fio de uma intensa participação pessoal, às vezes melancólica, às vezes romântica.
"BELEZA RARA" - M. R. Carvalho
Sua obra testemunha a imediata identificação da artista com a natureza brasileira através de uma pincelada que cria o clima de um conto pacato, distensivo, mas eloqüente em sua simplicidade.
"JAGUATIRICA" - Lafraia
A artista possui uma sua voz autentica, capaz, na sua simplicidade, de nos comover e nos fazer ver o mundo com surpresa; de ama-lo e apreciar toda sua beleza, sobretudo a beleza dos animais em extinção pelo descuido do próprio ser humano.
"BISÃO RUPESTRE" - Lavarello
Os animais rupestres constituem um chamamento perene ao nosso passado longínquo, chamamento esse que se realiza nas ¨visões¨ ambientadas em nosso subconsciente. Mas o que conta é a afetividade, o amor que a artista coloca em sua obra.
"PATO DO PÉ VERMELHO" - Huang Weng Mei-o
Sob uma aparente simplicidade, sua obra é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora se mantendo distante de todo excesso pictórico, para colher, entretanto, a essência da imagem.
"O VÔO DA ÁGUIA" - Tao Duarte
Sua obra demonstra a força criativa de quem se abandona na natureza e na realidade das paisagens, da flora e da fauna que descobre e ama com religiosa devoção.
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