Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Mirthes Bernardes



A intuição e a sensibilidade de Mirthes Bernardes, na difícil arte do esmalte, lhe consentem enfrentar temas que podem parecer distantes uns dos outros, mas são tão somente ilusão de ótica, porque a natureza, com suas plantas, seus frutos, suas flores, constitui, dentro da maior liberdade, o motor de cada pensamento, de cada realização.
Suas composições em esmalte bem demonstram o positivo de sua arte e apresentam um diálogo aberto, através de um figurativo, bem impostado no desenho e acompanhado de um cromatismo brilhante.
Podemos dizer que tudo isso é o reflexo de um ambiente onde a luz e a cor estão presentes, uma vez que o calor da terra permanece no sangue e portanto não trai a si mesma.
A estrela pessoal de Mirthes Bernardes não é de nascimento espontâneo, mas é fruto de um duro trabalho de preparação, de estudo e de confrontações. Hoje, recolhe afirmações e juízos positivos onde apresenta seus belíssimos trabalhos.
A artista consegue nos revelar duas importantes facetas, uma tênue e delicada, outra forte e vigorosa. Assim são as obras "Ipê Amarelo " (quadro) e "O mamoeiro " (escultura), doadas ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, tanto uma como a outra têm em comum a espontaneidade e a inspiração sustentada por uma valiosa pesquisa e por uma dedicada experiência.
A artista
Mirthes Bernardes nasceu na cidade de Barretos, em 1934. É formada em pedagogia e serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou cursos de escultura em cerâmica e concreto com o professor Sakai de Embu, pintura a óleo e asfalto com Ana Moisés de Souza, trabalhos em fibra com os tapeceiros do litoral norte de São Paulo, esmalte sobre metais com o professor Cid Freitas. Pertence ao Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte.
Participou de diversas exposições, no Brasil e no exterior. Com obras em terracota na Mostra de Artes da Primavera, Salão de Artes do Embu; Semana do Folclore em Franco da Rocha; Boutique "Nem trombone, nem clarineta". Com obras em esmalte sobre cobre, na Casa Cor (2001); "A Arte do esmalte sobre metais e suas multiplicidades", Espaço Cultural Júlio Prestes; Salão de D. Antônio de Orleans e Bragança, Hotel Le Bougain Ville; Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte; I Salão Imagem, Brasilton; I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design, Lar Center; I Salão Oficial de Inverno, Campos do Jordão; Casa da Fazenda do Morumbi; Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (ABACH); III Salão Bougainvillée; Espaço Cultural Grande Otelo, Sorocaba, SP; Casa da Cultura de Santo Amaro.
No campo internacional, esteve presente na IV International "El Món de l'Esmalt", Museu de l'Esmalt Contemporani, Barcelona, Espanha (2001), e na 5º Rencontres Internationales de l"Email em Morez (França) e Le Sentier, (Suíça);
Conquistou inúmeros prêmios, destacando-se entre eles: 1º lugar no Concurso de Desenho para a Padronização do Calçamento da cidade de São Paulo (implantado); Medalha de Ouro, 9º Salão da Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro; Medalha de Ouro, ABACH;
Prêmio Aquisição; "500 Anos de Brasil", ABACH; 3º lugar no Salão Oficial de Artes Plásticas da Cidade de São Paulo.
Possui obras em coleções particulares no Brasil, Espanha, França, Suíça, no Museu do Esmalte Contemporâneo de Barcelona e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações